Benfica e Sporting irão fazer, este domingo, cair o pano na época 2024/25, medindo forças na final da Taça de Portugal, no Estádio Nacional, em Oeiras. O jogo decisivo da prova rainha do futebol nacional poderá também marcar a despedida de alguns jogadores dos respetivos emblemas.
Nos leões, Viktor Gyokeres é quem tem a saída praticamente assegurada, confirmada por Pedro Gonçalves, que declarou em público que o clube de Alvalade vai tentar alcançar o tricampeonato sem o avançado sueco, que está no radar dos principais clubes europeus. O Arsenal, 2.º classificado da Premier League, parte na frente para a sua contratação.
Na ida à Câmara Municipal de Lisboa, o camisola 9 da turma verde e branca deixou uma mensagem aos adeptos, em forma de despedida: "Adoro-vos a todos", afirmou Viktor Gyokeres, que conta com 96 golos em 101 jogos. No entanto, o atacante poderá não ser o único do plantel a dizer adeus ao futebol nacional.
Quarteto alvo de cobiça e decisão complicada para a direção leonina
Morten Hjulmand, Trincão, Diomande e Gonçalo Inácio estiveram em destaque na época e também são alvos a ter em conta no mercado de transferências do verão. A direção presidida por Frederico Varandas também terá de tratar de casos de atletas, que entram em fim de contrato em 2025/26, casos de Ricardo Esgaio, St. Juste, Matheus Reis e Morita. Caso não renovem os respetivos vínculos, esta época poderá ser a derradeira oportunidade para o clube poder encaixar algum dinheiro com as suas vendas.
Verão agitado na Luz
Do outro lado da Segunda Circular, há também vários jogadores, que poderão estar a realizar o último jogo de águia ao peito em Portugal. Di María já confirmou a sua saída, ainda que vá participar no Mundial de Clubes. O clube da Luz ainda não se pronunciou sobre os empréstimos de Samuel Dahl (AS Roma), Zeki Amdouni (Burnley), Renato Sanches (PSG) e Belotti (Como).
Do que tem sido habitual nos últimos anos, o clube poderá estar obrigado a vender um dos habituais titulares: Trubin, Carreras, Florentino Luís, Kokçu, António Silva, Tomás Araújo e Pavlidis são alguns dos exemplos, que poderão render um encaixe financeiro significativo. Deste lote, o jogador que parece atrair maior interesse é mesmo o lateral esquerdo espanhol que tem à perna... o Real Madrid.
Por fim, o capitão Otamendi não tem a continuidade garantida para 2025/26 e é mais um nome a preocupar o universo benfiquista.
Leia Também: Benfica e Sporting 'tomam gosto' ao Jamor. Eis os horários dos treinos