Nas primeiras horas do dia, a rupia indiana seguiu os passos de outras moedas asiáticas, enfraquecendo em relação ao dólar, observou a empresa de consultoria financeira Eforex Índia, na análise que costuma fazer diariamente.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou este fim de semana taxas aduaneiras aos produtos provenientes do Canadá, do México e da China.
Embora a Índia não tenha sido afetada pelas políticas tarifárias do novo líder, antes de ser eleito, Trump referiu-se a Nova Deli como "um grande abusador" neste campo.
Países como Brasil e Japão ou blocos como a União Europeia (UE) também podem enfrentar novas ordens tarifárias, assumiu Trump.
A rupia indiana tem estado numa desvalorização constante desde 01 de janeiro de 2018, apesar de ter abrandado a queda desde meados de 2022.
Os receios de uma guerra comercial global, a volatilidade das ações das empresas que fazem parte do grupo empresarial indiano Adani - envolvido em vários escândalos - e, em geral, o cenário económico incerto, afetam a evolução da rupia.
O Governo indiano, liderado por Narendra Modi, revelou no sábado o orçamento anual para este ano, com uma estratégia centrada no reforço do poder de compra da classe média, no desenvolvimento inclusivo e no estímulo ao crescimento económico, numa altura em que a Índia, a quinta maior economia do mundo, enfrenta o seu crescimento mais lento em quatro anos.
Leia Também: Bolsa de Tóquio abre a perder 1,93%