Portugal é o país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) onde é mais difícil comprar casa. No terceiro trimestre o índice atingiu os 157,7 pontos, o valor mais alto desde que a OCDE tem dados para o país.
De acordo com o Expresso, que avançou com a notícia, Portugal não só atingiu o seu pior cenário de sempre como é o país com o acesso mais difícil à habitação entre os 30 países da OCDE para os quais existem dados.
Além disso, o valor está cerca de 36% acima da média da OCDE (115,7) e 50% acima da média da zona euro (104,7).
Os dados revelam ainda que, nos últimos 10 anos, Portugal foi o país (entre os 30 para os quais existem dados) onde o acesso à habitação mais se degradou.
No terceiro trimestre de 2014 o índice em causa estava nos 99,6 pontos, ou seja, tendo em conta que o índice aumentou para 157,7, houve uma degradação de 58,33% no acesso à habitação.
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, afirmou na quinta-feira, no Brasil, que Portugal precisa de mais mão de obra para concretizar o programa de investimento público em habitação, referindo que está a haver dificuldade em acorrer às solicitações.
Leia Também: O trabalhador tem direito a folgar no dia de aniversário?