A entrega da declaração anual do IRS começa na terça-feira, dia 1 de abril, e termina a 30 de junho - sendo esta a data limite independentemente de coincidir ou não com um fim de semana ou dia de feriado. Contudo, há alguns prazos que terminam hoje.
Conferir (e reclamar) despesas
No Portal das Finanças, a Autoridade Tributária (AT) lembra que está disponível a consulta das despesas e encargos para o IRS de 2024.
Assim, pode reclamar até hoje relativamente às:
- despesas gerais e familiares, e
- despesas com direito à dedução do IVA pela exigência de fatura.
Também numa publicação partilhada nas redes sociais, a AT lembrou o que deve ser feito: "Até 31 de março: Consulte as despesas para dedução à coleta do IRS apuradas pela AT".
Depois, "caso verifique alguma omissão ou inexatidão dos montantes, pode reclamar das despesas gerais familiares e/ou das despesas por exigência de fatura".
A consulta das despesas pode ser feita através deste link, enquanto a reclamação pode ser apresentada aqui, segundo a AT.
Já sabe a quem vai doar parte do IRS? Também pode escolher hoje
Se ainda não escolheu a entidade à qual vai doar uma parte do seu IRS, saiba que pode fazê-lo também até ao final deste mês. Em causa está a consignação do IRS/IVA.
"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) disponibiliza previamente ao prazo de entrega da declaração de rendimentos, ou do IRS Automático, a lista das entidades relativamente às quais pode vir a efetuar a Consignação em sede de IRS/IVA", pode ler-se no Portal das Finanças.
Desta forma, os contribuintes podem "indicar até 31 de março, previamente ao prazo de entrega da declaração de rendimentos modelo 3 e do IRS Automático, a entidade à qual pretende[m] consignar o IRS ou o IRS e o IVA".
Inscrição no regime fiscal para novos residentes acaba hoje
O prazo para os trabalhadores que se tornaram residentes em Portugal em 2024 apresentarem o pedido de inscrição no IFICI, o regime fiscal que veio substituir o do residente não habitual, também termina hoje.
Leia Também: Combustíveis ficam mais caros hoje. Saiba aqui onde pode poupar