Se o apagão avariou algum dos eletrodomésticos em sua casa, saiba que pode (e deve) apresentar uma reclamação. Em causa está o direito à reparação de danos, que consta na lei de defesa do consumidor.
A DECO PROTeste recorda que "uma falha de energia pode avariar computadores, televisores, máquinas de lavar, entre outros aparelhos".
Ora, "o consumidor tem direito à indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos", pode ler-se no artigo 12.º da lei de defesa do consumidor.
A CNN Portugal, que avançou com a notícia, recorda que a eletricidade é considerada um serviço público essencial e, por isso, existem mecanismos para proteger os consumidores, nomeadamente a "qualidade dos bens e serviços".
Como reclamar?
"Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data, e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio", recomenda a organização de defesa do consumidor.
Pode consultar aqui um exemplo de reclamação.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11h30, Portugal e Espanha, que continua sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades foram algumas das consequências do "apagão". O restabelecimento de energia aconteceu de forma gradual ao longo do dia, começando pela zona centro do país.
Leia Também: País "ligado com normalidade" e noite sem incidentes de segurança