As redes sociais podem servir para muita coisa. No caso de Rita Félix, 31 anos, serviram para ter a ideia de criar um negócio. É assistente social e também a responsável pela Bee.Ali, uma marca que vende peças de jesmonite, uma resina feita à base de água e bastante versátil, e ainda velas.
"Há algum tempo que enquanto navegava no Instagram pareciam-me anúncios com cursos de jesmonite e velas. O algoritmo levou a melhor e ao fim de algum tempo já era diária a visualização de vídeos de criação de peças", começa por explicar Rita ao Lifestyle ao Minuto, no âmbito da rubrica Feito em Portugal.
Começou a achar a ideia bastante interessante e avançou com a criação da Bee.Ali antes do verão deste ano. Este é um projeto que acaba por fazer nos seus tempos livres. É em casa que realiza as mais variadas peças, num espaço que destinou para o efeito.
"Quando quero criar uma peça, acabo por ir um pouco de mente aberta. Penso em trabalhos que já vi e gostei e tento criar as minhas peças pensando nas finalidades que podem ter e como se podem conjugar com o espaço envolvente."
Leia Também: Ilumine e decore a casa com as novas velas portuguesas da Lumia
É através das pesquisas que faz que chega à inspiração para desenvolver as criações. "Pesquiso muito sobre os trabalhos de pessoas mais experientes nesta área e tem sido uma inspiração ver o seu trabalho e a dimensão que conseguiram alcançar. A partir daí consigo pensar nas minhas peças e aquilo que gostaria de criar, tendo em conta os meus gostos pessoais e aquilo que me faz sentido visualmente."
Em apenas algumas horas consegue produzir tanto as peças de jesmonite e as velas. O mais demorado é sempre o tempo de secagem. A escolha deste material pareceu-lhe bastante óbvia para trabalhar.
“É um material de secagem muito rápida comparada com outros materiais. É também mais sustentável, orgânico e não é tóxico. Isso cativou-me muito.”
São vários os formatos disponíveis, tanto nas velas como nas peças de jesmotine. "Desde copos, bandejas, formas de coração, búzios, conchas, flores entre muitos outros." É possível escolher entre várias cores. Nas velas usa óleos essenciais de lavanda, menta e camomila.
É através da página de Instagram e da Etsy que pode encomendar as peças da marca. Os preços variam entre 6,50 e 15 euros.
Podia achar que o nome seria só uma referência a abelhas, mas foi mais do isso. "As abelhas são obreiras, muito trabalhadoras e considero-me uma pessoa muito trabalhadora, por isso, fez-me muito sentido." Mas houve mais. "Este nome surgiu da junção das primeiras letras dos nomes das minhas filhas Bee de Beatriz e Ali de Alice."
A marca tem poucos meses de atividade, mas as reações têm sido bastante positivas. "As pessoas que me são mais próximas têm gostado muito do meu trabalho e ainda não conheciam este tipo de material [jesmonite]."
Percorra a galeria para conhecer algumas das peças da Bee.Ali.
Leia Também: Na praia ou numa festa. Os páreos Rosalina vão bem em todo o lado