Estudo sugere que café pode diminuir risco de demência (mas há senão)

As conclusões foram publicadas no American Journal of Clinical Nutrition.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/01/2025 07:41 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Doenças neurológicas incapacitantes

O consumo regular de café poderá estar associado a um menor risco de demência, de acordo com os resultados de um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. No entanto, os investigadores ressalvam que, para obter os benefícios, a bebida não deve conter açúcar.

 

"A maior ingestão de café com cafeína, particularmente a variedade sem açúcar, foi associada a um menor risco da doença de Alzheimer e demências relacionadas, bem como de Parkinson", afirmam os autores da investigação.

O estudo foi feito com base em dados de saúde de 204.847 pessoas no Reino Unido, com idades entre os 40 e os 69 anos. Entre as pessoas que consumiram mais de três xícaras de café por dia verificaram-se melhores resultados. Porém, quando comparados com quem não bebeu café, o estudo revelou que qualquer um dos grupos apresentava um risco 34% inferior de desenvolver Alzheimer, 37% menos hipóteses de Parkinson e 47% menos probabilidades de morte por doença neurodegenerativa.

Leia Também: Alzheimer. Medicamento de combate à insónia (popular por cá) eleva risco

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento. Porém, está provado que cerca de 40% das demências, como o Alzheimer (a forma mais comum de demência), podem ser prevenidas ou atrasadas.

A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: Cancro do fígado. Preste atenção a estes sintomas aparentemente inocentes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas