Ondas de calor, suores noturnos, sono de má qualidade e alterações de humor são comumente associados à menopausa, mas há um sintoma em particular que está a deixar as mulheres e a área médica em alvoroço: o 'brain fog' ou 'nevoeiro cerebral'.
Um novo estudo inovador da Universidade de Oklahoma indica que a menopausa pode causar baixo desempenho cognitivo em mulheres com deficiência de ferro.
Leia Também: Calores da menopausa? Duas infusões que podem acalmar este sintoma
Por que é comum que as mulheres sintam confusão mental durante a menopausa? Investigadores recentemente procuraram responder a essa pergunta explorando a relação entre os níveis de ferro no sangue e o desempenho cognitivo em mulheres na menopausa, publicando as suas descobertas na revista Nutrients.
"Quando uma mulher entra na menopausa, não perde mais sangue mensalmente, o que significa que não perde mais ferro. Queríamos verificar se o custo da deficiência de ferro desaparece durante a transição para a menopausa", explicou o principal autor do estudo, Michael Wenger, professor de psicologia na Faculdade de Artes e Ciências da OU. "Pouquíssimos estudos foram realizados nesta área."
Leia Também: Menopausa precoce associada a pior função cognitiva na vida adulta
Wenger e a sua equipa estudaram 27 mulheres que apresentavam sintomas da menopausa. Cada participante realizou exames de sangue para verificar os níveis de ferro, ressonância magnética para medir os níveis de ferro no cérebro e uma série de tarefas cognitivas.
Embora nenhuma das participantes tenha recebido o diagnóstico de deficiência de ferro, muitas mulheres apresentaram níveis considerados abaixo do normal para a sua faixa etária. Curiosamente, essas mulheres apresentaram um mau desempenho nas avaliações de memória, atenção e cognição.
"Baixos níveis de ferro podem facilmente ser um dos motivos pelos quais uma mulher sente confusão mental durante a transição da menopausa", concluiu Wenger. "Também pode ser o motivo pelo qual algumas mulheres relatam alterações na visão durante a menopausa. O ferro é um elemento crucial na síntese do neurotransmissor dopamina, e o olho depende da dopamina para a sinalização básica no primeiro ponto de contato com a luz."
Leia Também: Sintomas da menopausa podem causar problemas cognitivos no futuro