A capital da Coreia do Sul despertou ‘pintada de branco’, esta quarta-feira. Mais de 16 centímetros de neve cobriram Seul esta manhã, tratando-se do maior recorde desde que a medição começou, em 1907, segundo a agência meteorológica do país.
Até às sete da manhã (22h00 de terça-feira em Lisboa), tinham caído em Seul 16.5 centímetros de neve, ultrapassando o recorde anterior de 12.4 centímetros, registado a 28 de novembro de 1972, de acordo com informações da Administração Meteorológica da Coreia (KMA), citada pela agência Yonhap.
Este recorde coincidiu, também, com a primeira neve da estação em Seul.
A queda de neve alastrou-se a grande parte do país, sendo que as regiões central, oriental e sudoeste registaram cerca de 10 a 23 centímetros. Ainda assim, e de acordo com as previsões, a neve continuará a cair na maior parte do país até ao meio-dia de quinta-feira.
Pelo menos 220 voos foram cancelados ou atrasados nos aeroportos de todo o país, e as autoridades ordenaram que cerca de 90 ferries permanecessem no porto, noticiou a Associated Press. Foram ainda encerrados centenas de trilhos para caminhadas.
O mesmo adiantou que o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, instruiu os ministérios da segurança e dos transportes para mobilizarem todos os recursos disponíveis para evitar acidentes de viação e outros incidentes relacionados com a neve.
Yoon pediu também aos funcionários que transmitissem ao público informações sobre o tempo e o trânsito, por forma a evitar danos.
Percorra a galeria.
Leia Também: Depressão Bert já se faz sentir no Reino Unido e na Irlanda. As imagens