Coreia do Sul decretou lei marcial pela primeira vez em mais de 45 anos

A lei marcial foi decretada hoje na Coreia do Sul pela primeira vez em mais de 45 anos, depois de ter sido imposta em 1979, após o assassinato do presidente Park Chung-hee.

Notícia

© ANTHONY WALLACE/AFP via Getty Images

Lusa
03/12/2024 18:03 ‧ há 15 horas por Lusa

Mundo

Coreia do Sul

Numa comunicação de surpresa ao país hoje à noite em Seul (mais nove horas do que em Lisboa), o Presidente Yoon Suk-yeol declarou a lei marcial para "erradicar as forças pró-norte-coreanas e proteger a ordem constitucional".

 

Yoon acusou a oposição de atividades contra o Estado e de conspirar "para uma rebelião".

A lei marcial já foi declarada mais de uma dezena de vezes na Coreia do Sul, desde que foi imposta pela primeira vez em 21 de outubro de 1948, segundo o jornal local The Korean Herald.

A decisão foi então tomada pelo primeiro presidente sul-coreano, Rhee Syngman, em resposta a uma rebelião de soldados que se recusaram a reprimir uma revolta militar e civil de esquerda na ilha meridional de Jeju.

Rhee declarou a lei marcial 10 vezes durante a sua presidência, de 1948 a 1960, de acordo com o mesmo jornal sul-coreano.

O estado de exceção foi imposto também em 16 de maio de 1961, quando Park Chung-hee, que na altura era general das forças armadas, organizou um golpe e pôs fim à Segunda República da Coreia, liderada por Choi Kyu-hah.

Park, que decretou a lei marcial em 1964 e 1972, liderou o país de 1961 até ser assassinado em 26 de outubro de 1979, em Seul.

O presidente interino Choi Kyu-hah declarou a lei marcial no dia a seguir à morte de Pak.

Mais de 45 anos depois, o atual chefe de Estado impôs a lei marcial e criou um ambiente de incerteza política, com a oposição a apelar para manifestações de protesto e o parlamento a revogar a decisão presidencial.

Leia Também: AO MINUTO: Assembleia exige fim da lei marcial; Militares deixam edifício

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas