Governo timorense introduz história de Timor-Leste no ensino superior

O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura timorense, em parceria com o Centro Nacional Chega, apresentou hoje o manual para a disciplina de História de Timor-Leste, que será dado aos estudantes do ensino superior.

Notícia

© Lusa

Lusa
28/02/2025 06:49 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Timor-Leste

"Este manual será entregue às instituições de ensino superior, tanto universidades como institutos, em todo o território, para a introdução de temas sobre o país e o conflito, história e memória, direitos humanos e justiça transicional", afirmou o ministro do Ensino Superior, José Jerónimo.

 

"Este é um tema de grande importância. Como timorenses, temos todos de conhecer a nossa história para contá-la corretamente. Muitas vezes, há quem fale sobre a história de forma errada", salientou o ministro, no Centro Nacional Chega, na cerimónia de apresentação do manual.

O ministro destacou que a disciplina vai ser introduzida, já a partir deste ano letivo, e que a História de Timor-Leste vai abordar o período da colonização portuguesa, a ocupação indonésia e o período da restauração da independência.

"Observamos uma lacuna entre as gerações mais velhas e as mais novas no que diz respeito ao conhecimento da história. Por isso, o ministério considera essencial esta colaboração com o Centro Nacional Chega para introduzir a história através deste manual agora lançado", explicou.

O manual, produzido com o apoio do Governo da Alemanha, foi desenvolvido em parceria e colaboração com docentes universitários.

Leia Também: Chefes de Estado da ASEAN devem decidir adesão plena de Timor-Leste em maio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas