No contexto de tensões ente a UE e os EUA, desencadeados pela postura da administração do Presidente, Donald Trump, que iniciou funções ameaçando o bloco comunitário com restrições às importações, uma delegação de eurodeputados viajou até Washington DC para encontrar-se com legisladores.
Anna Cavazzini, europarlamentar dos Verdes e presidente da Comissão de Mercado Interno do PE, disse que a delegação "presenciou uma comunicação agressiva" dos legisladores dos EUA e da administração de Donald Trump sobre a regulamentação tecnológica.
"Durante a nossa missão a Washington e durante as nossas discussões com a sociedade civil e as representantes das empresas, percebemos que estes ataques estão longe de representar a visão da maioria dos intervenientes, e são apenas a opinião de gigantes tecnológicos poderosos de Silicon Valley", comentou.
A eurodeputada acrescentou que a regulamentação tecnológica na UE é parte de um "processo democrático" e que há um "consenso abrangente" de que não se pode recuar nas regras digitais, "feitas com os cidadãos e empresas europeus em mente e não para apaziguar os oligopólios de grandes empresas dos EUA".
Anna Cavazzini deixou um alerta: "Não nos podemos esquecer que o mercado único [da UE] continua a ser uma das maiores oportunidades para as empresas dos Estados Unidos da América, por isso a abordagem hostel não é traz benefícios a ninguém."
Leia Também: Rangel, Castro de Almeida e Sebastião Bugalho na Universidade Europa