"O embaixador chegou aos Estados Unidos", disse uma fonte anónima à agência russa.
A chegada ocorre um dia depois de os Estados Unidos terem anunciado um acordo para uma potencial trégua entre a Rússia e a Ucrânia no Mar Negro.
Alexander Dartchiev, de 64 anos, foi nomeado em 2021 diretor do Departamento da América do Norte do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, tendo sido encarregado desde o início do ano de toda a região do Atlântico Norte (Reino Unido, Irlanda, Canadá e Estados Unidos).
Anteriormente, foi embaixador no Canadá entre 2014 e 2021.
Substitui Anatoli Antonov, um diplomata experiente que deixou o cargo em outubro de 2024, no meio das tensões entre Moscovo e a administração de Joe Biden sobre o conflito na Ucrânia.
De acordo com o seu ministério, Dartchiev é fluente em inglês e francês e trabalhou anteriormente como conselheiro na embaixada russa em Washington, entre 2005 e 2010.
Numa reviravolta súbita após anos de extrema tensão devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, Moscovo e a nova administração norte-americana afirmaram querer restabelecer as suas relações bilaterais, logo após o primeiro telefonema oficial entre Vladimir Putin e Donald Trump, a 12 de fevereiro.
Trump, que se disse posicionado "no meio" entre a Rússia e a Ucrânia, adotou desde então a retórica do Kremlin em vários pontos, ao mesmo tempo que elogiou a possibilidade de cooperação económica entre os Estados Unidos e a Rússia.
No final de fevereiro, delegações russas e americanas reuniram-se em Istambul para restabelecer o funcionamento normal das embaixadas e consulados, após as repetidas expulsões de representantes das respectivas missões diplomáticas das duas potências ao longo de vários anos.
Leia Também: Rubio admite que acordo de cessar-fogo com a Rússia "levará tempo"