A operação que ocorreu no sábado passado revelou "a maior fábrica de drogas sintéticas alguma vez desmantelada no Vietname até à data, com linhas de produção modernas e tecnologia avançada", disse o General Nguyen Van Vien, chefe do departamento de investigação de crimes relacionados com droga do Vietname, noticiou a imprensa estatal Government News.
Segundo a polícia, nenhum dos produtos desta instalação, que foi concluída em janeiro de 2025 e está localizada na cidade turística costeira de Nha Trang, teve tempo de ser vendido.
As autoridades detiveram onze pessoas, das quais quatro chineses, três taiwaneses e quatro vietnamitas.
Esta apreensão conclui uma grande operação lançada seis meses antes, agora, cerca de 200 agentes da polícia efetuaram rusgas simultâneas em instalações distintas que purificavam a cetamina produzida.
Com base nas informações fornecidas pelas autoridades chinesas, a polícia vietnamita vigiava Zhang Chun Ming, um cidadão taiwanês de 51 anos, desde agosto de 2024, por suspeita de ser o chefe de uma rede de produção de droga.
Chun Ming tinha entrado no Vietname com um grande carregamento de tubos de vidro, suspeitos de se destinarem ao fabrico de estupefacientes.
Em dezembro de 2024, um tribunal vietnamita condenou 27 pessoas à morte depois de as ter condenado por tráfico de mais de 600 quilos de estupefacientes, incluindo heroína, cetamina e metanfetamina.
O grupo contrabandeou 626 quilos de droga desde o Camboja para o Vietname entre março de 2018 e novembro de 2022, segundo o jornal Tuoi Tre, citado pela agência francesa AFP.
O tribunal também condenou outros seis arguidos a prisão perpétua e dois a 20 anos de prisão pelos mesmos crimes, após um julgamento de quatro dias na cidade de Ho Chi Minh.
O Vietname tem uma das leis mais rigorosas do mundo em matéria de droga e os seus tribunais pronunciam com alguma regularidade sentenças de morte.
Qualquer pessoa apanhada com mais de 600 gramas de heroína ou mais de 2,5 quilos de metanfetamina incorre na pena de morte.
Leia Também: China realiza exercícios de fogo real no Golfo de Tonkin