UE disponível para apoiar Síria, mas atenta ao respeito pelos direitos

A União Europeia (UE) disponibilizou-se hoje a trabalhar com o Governo sírio para ajudar a responder "aos imensos desafios", adiantando que ia estar atenta ao respeito pelos direitos da população do país.

Notícia

© Bakr Al Kasem/Anadolu via Getty Images

Lusa
31/03/2025 20:04 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Síria

A Alta-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, saudou a formação do Governo de transição na Síria.

 

"A UE está preparada para trabalhar com o novo Governo de modo a ajudar a debelar os imensos desafios que tem por diante", indicou, em comunicado.

Mas o bloco comunitário alertou que "as aspirações de toda a população síria têm de ser respeitadas".

"A União Europeia está ao lado da população síria, e vai estar atenta ao respeito pelos compromissos assumidos pelo novo Governo no caminho para uma transição pacífica e inclusiva", acrescentou.

Ao insistir que o processo tem de ser conduzido pela população e autoridades do país, a chefe da diplomacia europeia acrescentou que "têm de ser responsabilizados" todos os que cometeram crimes, incluindo depois da queda do regime de Bashar al-Assad, para que haja "uma reconciliação nacional".

"Também é fundamental que todos os intervenientes externos respeitem na totalidade a unidade, soberania e integridade territorial da Síria. A UE condena qualquer tentativa de prejudicar a estabilidade e as perspetivas de uma transição pacífica e inclusiva", sustentou a vice-presidente, num comunicado conjunto com dois comissários europeus.

 

AFE // EJ

Lusa/Fim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas