Um homem que foi atacado por um cão do Departamento de Polícia de San José, na Califórnia, nos Estados Unidos, depois de ter roubado álcool de uma mercearia, em 2020, vai agora receber uma indemnização de 1,6 milhões de dólares (1,4 milhões de euros) pelos danos causados pelo ataque.
Depois de ter apanhado Anthony Paredes, o cão, chamado Tex, não largou o homem durante 60 segundos, apesar das ordens dos agentes e da ativação de uma coleira de choque.
O ataque ficou filmado pela câmara que um dos agentes trazia na farda e permitiu comprovar tanto a duração do ataque como os ferimentos no rosto e, sobretudo, no pescoço.
Após o incidente, e apesar de ter cometido um crime de furto, o homem processou o departamento de polícia, a autarquia da cidade e três agentes, alegando "força excessiva" e "violação dos direitos civis".
No final de março, a Câmara de San José optou por não contestar a ação judicial e 11 dos membros votaram unanimemente a favor de um acordo de 1,6 milhões de dólares.
Anthony Paredes© Reprodução/ Izaak Schwaiger
"Não se pode desfazer o que foi feito ao meu cliente, mas é um acordo substancial", afirmou Izaak Schwaiger, advogado de Anthony Paredes, ao jornal norte-americano Los Angeles Times.
Já o Departamento de Polícia de San José recusou comentar assuntos "associados a litígios".
Leia Também: Detido por tentar matar homem após discussão sobre animais de estimação