Morreu o vice-presidente da Kirkbi, Michael Halbye, empresa dona da Lego, no sábado, aos 64 anos, num acidente de esqui nos Alpes Suíços. A notícia foi confirmada esta terça-feira, pela empresa dinamarquesa, através de um comunicado.
"É com tristeza que temos de anunciar que Michael Halbye morreu no sábado, 12 de abril, na sequência de um acidente de esqui. Caiu na pista, foi rapidamente transportado de avião para o hospital, mas morreu pouco depois devido a uma hemorragia interna. A família está de luto profundo e pede paz para processar a perda. Michael Halbye foi um membro valioso no Conselho de Administração da Kirkbi desde 2020, tendo sido eleito vice-presidente em 2022", lê-se na nota publicada no site da empresa.
Era amigo íntimo da família real dinamarquesa, que já reagiu à morte através da rainha Mary da Dinamarca. "Recebi com grande tristeza a notícia da morte de Michael Halbye. Era um homem que tinha uma rara energia positiva, um vasto conhecimento e um forte empenho em fazer a diferença para as pessoas da comunidade. Era também meu amigo e muitos sentirão a sua falta. Os meus pensamentos vão para a sua família e amigos próximos", afirmou a rainha Mary, também através de um comunicado.
O empresário foi membro do conselho de administração da Fundação Queen Mary, da rainha da Dinamarca, durante mais de 17 anos.
Já o presidente da Kirkbi, Thomas Kirk Kristiansen, recordou Halbye como um "parceiro próximo e de confiança", tanto para a família proprietária da empresa, como para a própria direção.
"Foi com grande tristeza que recebemos a notícia da morte de Michael. Os nossos pensamentos e cuidados vão para a família e entes queridos de Michael, que agora se veem confrontados com a perda inesperada de um homem que, em todas as facetas da vida, deixou uma grande e positiva impressão naqueles que o rodeavam. Sentiremos a falta do Michael como vice-presidente mas, acima de tudo, como pessoa", afirmou Thomas Kirk Kristiansen, também num comunicado.
No LinkedIn, Michel Knecht, funcionário da Lego, dedicado à área de formação da empresa, partilhou uma peça de Lego preta onde se pode ler "Descansa em paz, Michael Halbye". "Toda a família Lego está de luto", escreveu ainda na rede social.
A morte de Halbye, nos Alpes Suíços, aconteceu um dia depois de um britânico, de 54 anos, ter morrido em circunstâncias semelhantes.
[Notícia atualizada às 16h55]
Leia Também: Guinness. Lourinhã tem a "maior diorama de peças Lego do mundo"