Senadores dos Estados Unidos visitam Taiwan apesar de tensões comerciais

Uma delegação de três senadores norte-americanos iniciou hoje uma visita a Taiwan, no contexto da guerra comercial desencadeada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, e do aumento das tensões entre Taipé e Pequim.

Notícia

© Getty Images

Lusa
16/04/2025 10:28 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

EUA

A delegação é chefiada pelo republicano Pete Ricketts, presidente da subcomissão para a Ásia Oriental da Comissão de Relações Exteriores do Senado, que é acompanhado pelo senador democrata Chris Coons e pelo republicano Ted Budd, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan.

 

Durante a sua estadia na ilha, Ricketts e os outros senadores encontrar-se-ão com o líder de Taiwan, William Lai, e participarão num banquete oferecido pelo vice-presidente de Taiwan, Hsiao Bi-khim, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Lin Chia-lung.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, a delegação vai "trocar pontos de vista" com os responsáveis taiwaneses sobre a "estreita parceria" entre Taiwan e os Estados Unidos, a situação de segurança no Estreito de Taiwan e os esforços para "reforçar a segurança" no Indo-Pacífico.

"Esta é a primeira viagem de Ricketts ao estrangeiro desde que assumiu o cargo de presidente da subcomissão este ano, e o facto de ter incluído Taiwan no seu itinerário demonstra o seu forte empenho na segurança de Taiwan e na parceria Taiwan-EUA", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros continuará a trabalhar lado a lado com os seus amigos no Congresso e no poder executivo dos EUA para aprofundar ainda mais a parceria global entre Taiwan e os Estados Unidos", referiu o comunicado oficial.

As visitas de representantes dos EUA a Taiwan têm sido consistentes nos últimos anos e continuaram mesmo após a crise entre Pequim e Washington desencadeada pela viagem a Taipé, em agosto de 2022, da então Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, que enfureceu a China.

Neste caso, a visita dos senadores americanos coincide com a guerra comercial desencadeada por Trump contra os principais parceiros comerciais de Washington, incluindo Taiwan, que em 2024 era o território com o sexto maior excedente comercial nas trocas com os Estados Unidos.

O encontro terá lugar duas semanas depois de a China ter lançado os seus últimos exercícios militares de grande escala em torno de Taiwan, nos quais Pequim efetuou exercícios de fogo real de longo alcance nas águas do Mar do Leste da China.

Leia Também: Bolsas europeias em baixa pendentes das negociações com EUA sobre tarifas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas