O Papa Francisco reuniu-se, esta quarta-feira, no Vaticano com a equipa médica que o tratou durante o seu internamento de 38 anos no Hospital Gemelli, em Roma. O encontro durou cerca de 20 minutos e o pontífice fez questão de deixar umas palavras de agradecimento "pelo excelente serviço" e "bom trabalho".
"Obrigado pelo excelente serviço prestado ao hospital, continuem o bom trabalho", disse, ainda com voz rouca e sem fôlego, aos cerca de 70 profissionais de saúde que se reuniram na Sala Paulo VI, no Vaticano.
À chegada do encontro, em cadeira de rodas, Francisco foi recebido por aplausos da equipa, segundo o Vaticano, que publicou fotografias e um pequeno vídeo - que pode ver na galeria acima - da reunião.
O Papa Francisco foi internado a 14 de fevereiro devido a uma bronquite. Depois, foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral e teve de permanecer hospitalizado durante 38 anos. Teve alta médica a 23 de março e deverá continuar em repouso durante dois meses na Casa Santa Marta, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).
Este foi o quarto e mais longo internamento desde o início do pontificado, em 2013. O Papa tem vindo a ficar enfraquecido devido a uma série de problemas, desde operações ao cólon e abdómen até dificuldades locomotoras.
Leia Também: Papa a melhorar. Uso de oxigénio é "residual" e tem "fins terapêuticos"