Governo ucraniano conta mais de 30 violações da trégua pela Rússia

O Governo ucraniano contabilizou, desde 25 de março, mais de 30 violações pelo exército russo da trégua nos ataques contra infraestruturas energéticas, afirmou hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

Notícia

© GENYA SAVILOV/AFP via Getty Images

Lusa
16/04/2025 16:53 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Durante todo este período da trégua energética, a Rússia violou-a mais de 30 vezes", disse Gueorgui Tiji, numa conferência de imprensa em Kyiv.

 

O porta-voz da diplomacia ucraniana acrescentou que Kiev informou detalhadamente parceiros e organizações internacionais sobre a situação.

Tiji acusou a Rússia de romper a trégua três vezes na terça-feira, com ataques nas regiões do sul de Mykolaiv e Kherson, onde as forças do Kremlin terão danificado vários transformadores, e na região de Poltava (centro) onde, segundo o porta-voz, o exército russo atingiu uma linha de fornecimento elétrico.

A Ucrânia declarou o início da trégua a 25 de março quando terminaram as negocaições tripartidas em Riade, impulsionadas pelos Estados Unidos para o conflito com mais de três anos.

Por seu lado, as autoridades russas afirmam que começaram a aplicar o cessar-fogo a 18 de março quando o Presidente Vladimir Putin comunicou ao homólogo norte-americano, Donald Trump, a disposição para suspender os ataques ao sistema energético inimigo.

Desde então, Kyiv e Moscovo têm-se acusado mutuamente de violações da trégua energética.

Leia Também: Rubio em Paris para conversações sobre conflito com homólogos europeus

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas