Ex-refém do Hamas tocará violino (que resistiu a Holocausto) em Auschwitz

A observadora de Nahal Oz irá visitar o campo de concentração com uma comitiva liderada por sobreviventes do ataque de 7 de outubro, ex-reféns do Hamas e pelas famílias que ainda têm os seus mantidos em cativeiro, em Gaza.

Notícia

© OMAR AL-QATTAA/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
16/04/2025 21:22 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

Médio Oriente

A ex-refém do Hamas Agam Berger vai tocar violino ao lado de Daniel Weiss, que perdeu os pais no ataque do Hamas a 7 de outubro, no campo de concentração de Auschwitz, durante a 37.ª Marcha Global da Vida, no dia 24 de abril. 

 

De acordo com o The Jerusalem Post, Agam Berger vai usar um violino com 130 anos que sobreviveu ao Holocausto e que, depois, foi levado para Israel. Ao seu lado, vai ter Daniel Weiss que disse: "Estar em palco, em Birkenau, é uma missão profunda e comovente para mim".

E continuou: "Partilhar este momento com Agam Berger, enquanto ela toca um violino que sobreviveu ao Holocausto, é uma poderosa lembrança da capacidade da música em juntar gerações, curar e preservar as histórias que nunca devem ser esquecidas". 

A observadora de Nahal Oz irá visitar o campo de concentração com uma comitiva liderada por sobreviventes do ataque de 7 de outubro, ex-reféns do Hamas e pelas famílias que ainda têm os seus mantidos em cativeiro, em Gaza.

"Vai ser um privilégio participar na marcha em Auschwitz, este ano, e, apesar da dureza física e emocional, será um missão importante para dizer ao mundo que temos irmãos ainda presos nos túneis do Hamas e exigir ao mundo que mantenha a sua promessa de 'nunca mais'. As vidas dos judeus não devem ser abandonadas", disse o irmão do refém libertado Eli Sherabi, Sharon Sherabi. 

Já a avó de Omer Wenkert, também já libertado, Tzili Wenkert, afirmou: "Eu venci duas vezes. Uma contra os nazis e outra contra o Hamas. Vou caminhar na Marcha da Vida como prova viva que o povo judeu sobrevive, apesar das tentativas para nos destruírem". 

Na marcha global estarão também presentes o presidente israelita Isaac Herzog e a mulher, Michal, juntamente com o presidente polaco, Andrzej Duda e 80 sobreviventes do Holocausto.

Leia Também: Jihad Islâmica divulga vídeo de refém israelita vivo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas