Cinco crias de pato-mergulhão, uma espécie em perigo de extinção originária do Brasil, nasceram no Jardim Zoológico de Praga, na República Checa.
As crias - dois machos e três fêmeas - nasceram no passado dia 29 de janeiro e são os primeiros patos-mergulhão, ou mergansos-brasileiros, a nascer fora da América do Sul, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).
"O pato-mergulhão brasileiro é o único que vive no hemisfério sul e um dos anseriformes mais ameaçados, ou talvez o anseriforme mais ameaçado de todos", explicou o criador de aves do Jardim Zoológico de Praga, Antonin Vaidl, à AFP.
As crias nasceram após cinco casais da espécie terem chegado ao Jardim Zoológico de Praga em outubro de 2023. "Foi uma decisão difícil acolher cinco casais, porque não podem estar juntos, cada casal precisa do seu próprio aviário, que deve, além disso, ter água corrente", recordou Vaidl.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), em 2019, estimava-se que existiam 249 patos-mergulhão em todo o mundo. A espécie foi classificada como criticamente ameaçada em 1994 e a construção de barragens e a poluição de água foram apontadas como as razões para o seu declínio.
Pode ver as imagens das crias do pato-mergulhão na galeria acima.
Leia Também: Filho para mim, cão para ti. A curiosa decisão de juiz sobre um divórcio