Vaticano divulga imagens do fecho da urna do Papa Francisco

O Papa será sepultado num caixão simples de madeira, envolto numa casula vermelha, com uma mitra branca e um rosário entre as mãos, tal como pediu.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Vatican Media / Handout/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto
25/04/2025 23:15 ‧ há 10 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Papa Francisco

O Vaticano divulgou, esta sexta-feira, imagens da cerimónia privada onde foi fechado o caixão do Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma. O encerramento da urna marca o fim dos três dias de velório e acontece um dia antes do funeral do pontífice. 

 

"O Papa estava a descansar na Basílica de São Pedro desde quarta-feira. Depois das enormes multidões de visitantes - cerca de 250.000 no total - durante os últimos três dias, a Basílica de São Pedro esvaziou-se à medida que os últimos enlutados prestavam a sua homenagem", indicou o Vaticano. 

A cerimónia, presidida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, começou com a "leitura de um documento que enumera as etapas da vida de Jorge Mario Bergoglio e as suas atividades mais importantes como Papa". 

Entre os marcos mencionados, apontou o Vaticano, estão a sua estadia na Alemanha, no final da década de 80, e o seu trabalho multifacetado na Argentina.

"Era um pastor simples e popular na sua arquidiocese, que viajava para todo o lado, mesmo de metro e autocarro. Vivia num apartamento e preparava a sua própria comida, porque se sentia uma pessoa normal", destacou o documento.

O Papa será sepultado num caixão simples de madeira, envolto numa casula vermelha, com uma mitra branca e um rosário entre as mãos, tal como pediu.

Durante a cerimónia, cujas imagens pode ver na galeria acima, o arcebispo Diego Ravelli estendeu um pano de seda branca sobre o rosto do Papa, enquanto o cardeal Farrell aspergia Francisco com água benta. Foi também colocado no caixão um saco com moedas e medalhas cunhadas durante o seu pontificado.

Por fim, o caixão foi tapado com uma tampa, "juntamente com a cruz e o escudo de armas de Francisco e uma placa com o nome do Papa e a duração da sua vida e do seu ministério petrino".

Já o túmulo que acolherá o corpo do religioso argentino na Basílica de Santa Maria Maior foi feito em mármore de origem da Ligúria, região no noroeste de Itália, e apresentará a inscrição 'FRANCISCUS', o nome do Papa em latim, e a reprodução da sua cruz peitoral.

Ficará localizado numa das naves laterais da basílica, entre a Capela Paulina (onde se encontra o ícone bizantino do século VI Salus Populi Romani, que retrata Maria com Jesus ao colo) e a Capela Sforza, junto ao altar de São Francisco.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, após 12 anos de pontificado. Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano.

Leia Também: Montenegro lembra "dimensão verdadeiramente universal" de Francisco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas