Abbas Araghchi vai a Riade para "encontros com responsáveis sauditas" e desloca-se a Doha "para participar na Conferência de Diálogo Irão-Mundo Árabe", de acordo com um comunicado publicado no portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.
Donald Trump é esperado na Arábia Saudita, no Qatar e nos Emirados Árabes Unidos entre 13 e 16 de maio.
O Irão e os Estados Unidos, que não mantêm relações diplomáticas desde 1980, iniciaram conversações indiretas sobre a questão nuclear iraniana em 12 de abril, mediadas por Omã.
Uma quarta ronda de negociações, marcada para sábado passado, foi adiada por "razões logísticas", disseram as autoridades do Omã.
Na quarta-feira, Donald Trump indicou que ia decidir como os Estados Unidos se vão referir ao golfo Pérsico, depois de vários meios de comunicação norte-americanos terem noticiado a intenção do Presidente norte-americano de passar a chamar esta zona como "golfo Árabe" ou "golfo da Arábia".
Araghchi disse que tal decisão, numa altura em que os dois países estão em negociações sobre o programa nuclear iraniano, será vista como um sinal de uma "intenção hostil contra o Irão".
Em 2018, os Estados Unidos retiraram-se do acordo nuclear de 2015 entre o Irão e as potências ocidentais, o que levou Teerão a abandonar as disposições estabelecidas no pacto.
Leia Também: Israel ameaça fazer a Teerão o mesmo que "fez ao Hamas em Gaza"