Líderes das instituições da UE assinalam importância de projeto europeu

Os presidentes do Conselho Europeu, da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu salientaram hoje a importância da União Europeia (UE), no Dia da Europa, falando num projeto "revolucionário" e numa "âncora de estabilidade num mundo em mudança".

Notícia

© Lusa

Lusa
09/05/2025 12:32 ‧ há 9 horas por Lusa

Mundo

Dia da Europa

Numa mensagem em vídeo divulgada na rede social X, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, destacou a "ideia simples, mas revolucionária, que se tornou a base daquilo a que se chama União Europeia", no dia em que se celebra a "Declaração Schuman", proferida em maio de 1950.

 

"A União Europeia é um ótimo lugar para se estar e, mais do que uma união económica, é uma união de que nos devemos orgulhar [pois] é um espaço de paz, democracia, liberdade e solidariedade, uma comunidade de nações e povos que trabalham em conjunto, unidos por um objetivo maior do que nós próprios", elencou António Costa.

Através da mesma rede social, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sublinhou que "atualmente, mesmo em tempos de incerteza global, a Europa continua a ser uma âncora de estabilidade num mundo em mudança".

"Somos uma democracia única de 27 países e 450 milhões de pessoas. Temos uma economia sólida e dinâmica (...) e somos tão atrativos que 12 países estão em lista de espera para aderir à nossa União", adiantou Ursula von der Leyen, numa alusão ao processo de alargamento do bloco comunitário.

Por seu lado, e também através da rede social X, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, disse que "o dia de hoje é uma oportunidade para refletir não só sobre o que se está a fazer bem, mas também sobre os aspetos em que se foi demasiado longe, demasiado depressa, em que se deixaram pessoas para trás e em que se pode fazer melhor".

"A Europa continua a ser o maior projeto político da história", destacou Roberta Metsola, defendendo uma UE "mais próspera e mais segura".

Entretanto, num comunicado conjunto, Costa, Von der Leyen e Metsola vincaram que "o trabalho em prol da paz na Europa", que marca a "Declaração Schuman", "não está terminado".

"A Europa está de novo a enfrentar grandes desafios: a agressão da Rússia contra a Ucrânia trouxe a guerra até à nossa porta, as tensões globais estão a aumentar, as alterações climáticas estão a afetar a vida de milhões de pessoas na Europa e em todo o mundo", mencionaram os representantes das principais instituições europeias.

E como tal, frisaram, "reafirmamos o nosso profundo empenho num projeto europeu que una os povos, bem como no alargamento como o melhor investimento geopolítico da União Europeia".

Hoje comemora-se o Dia da Europa, que é assinalado em várias cidades europeias, como Lisboa e Bruxelas, sendo que nesta última as instituições europeias estarão de portas abertas no sábado e poderão ser visitadas pelos cidadãos.

O Dia da Europa reporta-se à data, em 1950, em que o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman proferiu a "Declaração Schuman", na qual se propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a base fundadora do que é atualmente a UE.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1986 e tem vindo a representar a paz e a unidade do continente europeu.

[Notícia atualizada às 14h24]

Leia Também: Kallas e ministros europeus celebram Dia da Europa na Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas