Um avião que ligava a Cidade do Panamá à Isla Colón, em Bocas del Toro, no Panamá, saiu da pista durante uma aterragem na sexta-feira à noite, no Aeroporto Capitán José Ezequiel Hall. Entre os 35 passageiros e três tripulantes, 12 pessoas ficaram com ferimentos ligeiros.
Angel Delgado, do Corpo de Bombeiros do Panamá, revelou ao canal de televisão local TVN que "nenhum dos feridos está em estado crítico", tendo sofrido apenas "contusões e ferimentos leves".
Já o médico do hospital local, Carlos Castillo, informou que, dos 12 feridos, seis foram transportados de ambulância e outros seis chegaram pelos próprios meios. O piloto sofreu uma fratura num dos braços.
#Breaking Following reports of an incident with a Fokker 50 in Panama City (Panama). No reports on casualties. Apparently incident occurred on landing. Updates when possible. Source @jua90739762 pic.twitter.com/aJuBmOiQ6R
— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) May 17, 2025
A zona do aeroporto onde o avião aterrou permanece sob vigilância enquanto se aguarda o reletório oficial da companhia aérea Air Panamá e da Autoridade de Aviação Civil, que irá esclarecer as causas do acidente.
#Comunicado @aacivilpty #BocasdelToro pic.twitter.com/GfH2Il3pcT
— Emergencias Panamá (@SOS_PTY) May 17, 2025
Os bombeiros garantiram que, assim que o alerta para o acidente foi emitido, todos os protocolos foram "imediatamente ativados".
No local estiveram os Bombeiros do Panamá, o Serviço Nacional Aéreo e Naval do país e agentes da Polícia Nacional.
O diretor da Autoridade de Aviação Civil, Rafael Bárcenas, anunciou este sábado de manhã que as duas caixas negras do avião já foram recuperadas, o que "ajudará a reforçar as investigações", e sublinhou que, no momento da aterragem, as condições meteorológicas eram más.
Num comunicado oficial, divulgado nas redes sociais, a Air Panama confirmou que o voo 982 sofreu um acidente durante a aterragem.
"Todos os passageiros e tripulação escaparam ilesos e estão a ser assistidos. O acidente aconteceu na fase de aterragem do voo. Os passageiros e a tripulação foram retirados da aeronave pela nossa equipa e autoridades locais. Simultaneamente, estamos a colaborar com a Rafael Bárcenas para esclarecer as causas do acidente. Assim que tenhamos mais detalhes, comunicaremos", pode ler-se na nota da Air Panama.
Leia Também: Canal do Panamá prevê investir nos próximos cinco anos em novos negócios