O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. Desta vez, acusou-o de ter "desperdiçado" milhares de milhões de dólares de ajuda dos Estados Unidos.
Numa entrevista à Fox News, Trump apontou que está mais incomodado com a gestão por parte de Kyiv dos fundos fornecidos do que com o valor fornecido.
"O dinheiro é o dinheiro", disse. "O que me incomodou - eu odiei ver a maneira como foi, sabe, desculpe-me, desperdiçado", acusou.
"Detestava ver que eram enviados cheques de 60 mil milhões de dólares de cada vez que Zelensky [se deslocava a Washington] (...) Acho que ele é o melhor vendedor do mundo. Muito melhor do que eu", continuou.
Desta forma, Trump questionou: "Para onde está a ir todo este dinheiro? Nem sempre enviamos equipamento. Enviamos apenas cheques. Enviamos apenas dinheiro. Onde é que ele está?"
Posteriormente, o chefe de Estado norte-americano apontou que os Estados Unidos "herdaram" uma "confusão". Contudo, disse esperar conseguir uma reunião com Vladimir Putin, presidente da Rússia, que resultará num acordo de paz.
"Acho que o faremos rapidamente. Acho que ele está cansado de tudo isto. Não está a fazer boa figura e quer fazer boa figura", completou.
A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.
Os aliados de Kyiv também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.
Desde que regressou à Casa Branca, em 20 de janeiro, Trump, que prometeu acabar com a guerra em 24 horas, tem procurado dialogar com Moscovo e Kyiv, mas persistem obstáculos de ambos os lados à assinatura de um acordo de paz.
Leia Também: Ataque russo a miniautocarro faz nove mortos civis no norte da Ucrânia