"As notícias de Hamburgo são chocantes. Os meus pensamentos estão com as vítimas e os seus entes queridos", disse Merz na sua conta da rede social X, na qual também agradeceu à polícia e aos serviços de emergência mobilizados para fazer face às consequências do incidente.
Merz disse ainda ter falado ao telefone com o presidente da Câmara da cidade-estado de Hamburgo, o social-democrata Peter Tschentscher, a quem ofereceu o apoio do Governo alemão.
A polícia informou que uma mulher de 39 anos, que alegadamente agiu sozinha, tinha sido detida após o ataque na estação da cidade portuária alemã.
Uma porta-voz da polícia federal alemã indicou ter-se tratado de um ataque com arma branca "cometido por uma mulher contra viajantes", um dos quais se encontra em estado crítico.
Die Nachrichten aus Hamburg sind bestürzend. Meine Gedanken sind bei den Opfern und ihren Angehörigen. Mein Dank geht an alle Einsatzkräfte vor Ort für ihre schnelle Hilfe. Soeben habe ich mit @TschenPe telefoniert und ihm die Unterstützung der Bundesregierung angeboten.
— Bundeskanzler Friedrich Merz (@bundeskanzler) May 23, 2025
A presumível agressora, cujos motivos continuam por determinar, foi detida pouco depois do ataque, ao fim da tarde, segundo a polícia.
"De acordo com as informações de que dispomos neste momento, pensamos que ela agiu sozinha", precisou a polícia de Hamburgo numa mensagem publicada na rede social X, acrescentando que a investigação em curso tentará esclarecer os motivos da agressão.
Na altura do ataque, a estação de Hamburgo estava muito movimentada porque esta sexta-feira é o início das férias escolares do Pentecostes, marcadas entre 26 e 30 de maio.
Leia Também: Ataque com faca provoca 12 feridos na Alemanha. Mulher de 39 anos detida