Detido por atropelamento múltiplo em Liverpool é britânico de 53 anos

O indivíduo detido hoje pelo atropelamento múltiplo na cidade de Liverpool, durante os festejos da conquista do campeonato de futebol pelo clube desta cidade do norte de Inglaterra, é um cidadão britânico de 53 anos, anunciou a polícia local.

Notícia

© Getty Images

Lusa
26/05/2025 21:00 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

polícia

"Podemos confirmar que o homem detido é um homem branco britânico de 53 anos, da zona de Liverpool, afirmou um porta-voz da polícia de Merseyside, citado pela BBC, numa altura em que corriam rumores nas redes sociais de que o presumível atacante era um terrorista islâmico.    

 

"Pedimos às pessoas que não especulem sobre as circunstâncias do incidente desta noite em Water Street", no centro da cidade de Liverpool, adiantou a mesma fonte.

"Estão a decorrer inquéritos exaustivos para determinar as circunstâncias que levaram à colisão", precisou a polícia, que apelou à população para que "não partilhe conteúdos angustiantes na Internet", mas que envie as imagens ou informações para as autoridades.

Até ao momento, as autoridades não divulgaram o número de vítimas do atropelamento.

Um jornalista da AFP no sítio do atropelamento, na rua Water no centro de Liverpool, testemunhou pelo menos quatro pessoas a serem retiradas em macas.

Imagens recolhidas por testemunhas no local e partilhadas nas redes sociais mostram um carro a entrar na rua a alta velocidade e a colher algumas pessoas, projetadas para a zona pedonal e caindo inanimadas no chão.

Posteriormente o veículo abranda, muda de direção para onde se encontrava uma concentração maior de pessoas, e volta a acelerar, colhendo algumas dezenas de pessoas.

Antes de o veículo se deter é possível ver pelo menos uma pessoa atropelada, presa debaixo da parte da frente do veículo, que é depois rodeado de elementos da polícia.

O condutor é finalmente retirado do automóvel e preso pela polícia, que o leva para dentro de uma carrinha, isolando-o de alguns indivíduos que tentam agredi-lo.

O desastre seguiu-se a uma tarde de festa em que milhares de adeptos do Liverpool assistiram ao desfile do troféu da Premier League no centro da cidade

Carro atropela multidão nos festejos do Liverpool. Suspeito detido

Carro atropela multidão nos festejos do Liverpool. Suspeito detido

O incidente ocorreu durante o destile da conquista da Premier League. A polícia confirmou "o homem detido é um britânico branco de 53 anos, natural da zona de Liverpool".

Márcia Guímaro Rodrigues | 19:11 - 26/05/2025

O porta-voz do Liverpool FC afirmou à BBC que o clube está em contacto direto com a polícia de Merseyside na sequência do incidente, que ocorreu "no final do desfile dos troféus, ao princípio da noite".

"Os nossos pensamentos e orações estão com todos aqueles que foram afectados por este grave incidente. Continuaremos a oferecer todo o nosso apoio aos serviços de emergência e às autoridades locais que estão a lidar com este incidente".

Também o clube rival da cidade, o Everton, apresentou publicamente as suas condolências.

A Premier League emitiu um comunicado manifestando "choque com os terríveis acontecimentos ocorridos esta noite em Liverpool".

"Os nossos sinceros pensamentos vão para todos os feridos e afectados", adiantou a mesma fonte.

De acordo com a BBC, uma ambulância aérea aterrou na zona e há um grande número de cordões policiais a impedir o acesso ao local do atropelamento.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, indicou nas redes sociais que está a ser informado da situação e agradeceu à polícia a sua rápida resposta.

"Os acontecimentos de Liverpool são terríveis - os meus pensamentos estão com todos os feridos ou afetados", disse Starmer.

"Quero agradecer à polícia e aos serviços de emergência pela sua resposta rápida e contínua a este incidente chocante", adiantou.

O Serviço de Ambulâncias do Noroeste (NWAS) acrescentou num comunicado que está a prestar assistência ás vítimas e a "avaliar a situação e a trabalhar com outros membros dos serviços de emergência".

"A nossa prioridade é garantir que as pessoas recebam a ajuda médica de que necessitam o mais rapidamente possível", referiu, citado pelos media britânicos.

Leia Também: Starmer reage a atropelamento em Liverpool: "Imagens são chocantes"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas