Mais de 40 pessoas, incluindo quatro crianças, ficaram feridas na sequência de um atropelamento múltiplo ocorrido durante os festejos dos adeptos do Liverpool pela conquista da Premier League, esta segunda-feira. Do total de feridos, 27 foram hospitalizados.
Em conferência de imprensa, Dave Kitchin, porta-voz do Serviço de Ambulâncias do Noroeste, adiantou que 20 pessoas foram assistidas no local com ferimentos ligeiros e não precisaram de tratamento hospitalar.
No entanto, 27 pessoas foram transportadas para quatro hospitais diferentes. "Infelizmente, quatro dos feridos eram crianças", afirmou, citado pela Sky News.
Do total de feridos, dois foram considerados graves, um dos quais uma criança.
"Este é, de facto, um incidente terrível e compreendemos que as pessoas estejam profundamente perturbadas. A população de Liverpool já demonstrou muitas vezes que é uma comunidade forte e que se apoia mutuamente", disse o responsável, acrescentando que espera que "os feridos tenham uma recuperação rápida".
Já Nick Searle, chefe do Departamento de Bombeiros de Merseyside, adiantou que a corporação recebeu o alerta pelas 18h07 e que foram mobilizados "imediatamente três carros de bombeiros para Water Street, que chegaram ao local em quatro minutos".
"As equipas depararam-se com numerosos feridos e quatro pessoas presas debaixo de um veículo. As nossas equipas levantaram rapidamente o veículo, retiraram três adultos e uma criança de debaixo dele e entregaram-nos aos nossos colegas do serviço de ambulâncias", explicou.
Na mesma conferência de imprensa, a chefe-adjunta da Polícia de Merseyside, Jenny Sims, indicou que o atropelamento terá sido um incidente isolado e a polícia não acredita que esteja relacionada com terrorismo.
"Sabemos que as pessoas estarão compreensivelmente preocupadas com o que aconteceu esta noite. O que vos posso dizer é que acreditamos que se trata de um incidente isolado e que, neste momento, não estamos à procura de mais ninguém relacionado com o mesmo", disse, frisando que "o incidente não está a ser tratado como terrorismo".
Recorde-se que um homem britânico, de 53 anos, foi detido pela Polícia de Merseyside na sequência do incidente. Inicialmente a autoridade confirmou apenas que tinha detido um suspeito, anunciando depois que "o homem detido é um britânico branco de 53 anos, natural da zona de Liverpool".
Imagens recolhidas por testemunhas no local e partilhadas nas redes sociais mostram um carro a entrar na rua a alta velocidade e a colher algumas pessoas, projetadas para a zona pedonal e caindo inanimadas no chão.
Posteriormente o veículo abranda, muda de direção para onde se encontrava uma concentração maior de pessoas, e volta a acelerar, colhendo algumas dezenas de pessoas.
Antes de o veículo parar, é possível ver pelo menos uma pessoa atropelada, presa debaixo da parte da frente do veículo, que é depois rodeado de elementos da polícia.
O condutor é finalmente retirado do automóvel e preso pela polícia, que o leva para dentro de uma carrinha, isolando-o de alguns indivíduos que tentam agredi-lo.
[Notícia atualizada às 23h25]
Leia Também: Detido por atropelamento múltiplo em Liverpool é britânico de 53 anos