Rocha Vieira. Eanes lembra "um dos melhores" entre os maiores do país

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes lamentou hoje a morte do general Rocha Vieira, que classificou como "um homem de exceção" e "um dos melhores" entre as maiores figuras de Portugal.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
22/01/2025 15:15 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Óbito/Rocha Vieira

"O general Rocha Vieira era um homem de exceção pela sua ação de excelência e pela sua responsabilidade social assumida, merecendo ser, justamente, considerado 'um dos melhores dos nossos maiores'", escreveu António Ramalho Eanes numa nota enviada à agência Lusa.

 

O primeiro chefe de Estado eleito da democracia portuguesa lembra Vasco Rocha Vieira como "um homem extraordinário", sobretudo "a três níveis: pela sua personalidade distintiva, pelo seu desempenho militar relevante e pelos serviços prestados ao País a nível político".

A nível pessoal, Eanes considera que Rocha Vieira, que morreu hoje com 85 anos, "possuía qualidades de espírito superiores", tinha "uma inteligência excecional", "um bom temperamento" e "dispunha de uma personalidade forte".

Ao nível militar, "foi um dos militares mais distintos da sua geração, prestando, ao Exército, serviços relevantes, em tempos difíceis, nomeadamente, no estertor do regime político anterior ao 25 de Abril, no decurso do 25 de Abril e, mesmo, no 25 de Novembro, tendo, ainda, desempenhado um importante papel enquanto representante das Forças Armadas portuguesas junto da NATO".

Quanto ao nível político, Eanes conclui que Rocha Vieira teve uma atividade de "grande qualidade e grande importância para o país, quer como ministro da República para os Açores, quer ainda, como governador de Macau, colocando todo o seu empenho no desenho e execução, com sucesso, de uma política de transformação bem-sucedida de Macau, participando, igualmente, com o sucesso que é conhecido, na transferência da administração do território de Macau para a República Popular da China".

Vasco Rocha Vieira exerceu o cargo de governador de Macau entre 1991 e 1999, quando se processou a transferência do território para a China.

Antes, entre 1976 e 1978, desempenhou funções como Chefe do Estado-Maior do Exército e foi também ministro da República dos Açores entre 1986 e 1991.

Leia Também: PS enaltece vida "dedicada ao serviço de Portugal" de Rocha Vieira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas