A chuva forte, trovoada e granizo que se têm feito sentir no início desta semana vão acalmar na quinta e sexta-feira, dias em que os efeitos da depressão GAROE deixarão de se sentir em Portugal continental e o aviso amarelo deixará de estar em vigor.
Em Lisboa, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), não deverá chover na quinta nem na sexta-feira, com o céu a estar pouco nublado e as temperaturas mínimas a oscilarem entre os oito e os 11 graus e as máximas entre os 15 e os 17 graus.
No Porto, o cenário será ligeiramente diferente. Também não chove na quinta-feira, mas para sexta-feira estão previstos aguaceiros a partir das 16h00. Os termómetros vão registar uma temperatura mínima de oito graus e máxima de 16 graus.
Ao contrário do que acontece no Porto e em Lisboa, no Alentejo choverá na quinta-feira, mas o IPMA prevê apenas aguaceiros fracos durante a próxima madrugada. A partir das 7h00 de quinta-feira não deverá chover.
Para Faro também estão previstos chuviscos na quinta-feira, pelo menos até às 16h00, e as temperaturas estarão um pouco mais elevadas do que no restante território de Portugal continental, com os termómetros a marcarem 11 graus de temperatura mínima e 19 de máxima.
Já nos Açores vai chover na sexta-feira, enquanto na Madeira apenas estão previstos aguaceiros na quinta-feira.
A partir de sábado, de acordo com o IPMA, o cenário volta a mudar devido à passagem de uma nova depressão pelo "norte da Península Ibérica", que traz consigo "uma frente com bastante atividade associada".
Por isso, no primeiro dia do fim de semana poderá contar com chuva forte em todo o território de Portugal continental. No domingo acalmará um pouco, esperando-se apenas registo de precipitação fraca.
Leia Também: Chuva e vento. Proteção Civil registou 71 ocorrências até às 07h00