A próxima semana será "muito diferente da que termina". Chuva dá tréguas?

Depois da chuva e do vento forte terem atingido o país na última semana, os próximos dias vão ser marcados por vento moderado e pouca chuva. E quanto às temperaturas mínimas?

Notícia

© Shutterstock

Teresa Banha
31/01/2025 23:18 ‧ há 3 horas por Teresa Banha

País

IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez, esta sexta-feira, a previsão para aquilo que se espera dos próximos dias, considerando que "a próxima semana será, em termos meteorológicos, muito diferente da que agora termina".

 

Depois de um período marcado pela passagem de depressões, que trouxeram a chuva, vento e alguma destruição ao país, esperam-se agora dias que serão influenciados caracterizados pela "influência de um anticiclone localizado entre o Continente e o Arquipélago dos Açores, que irá enfraquecendo ao longo dos dias, não se prevendo a formação de um centro de ação que determine as condições meteorológicas no final desta semana, de modo que o vento se deverá apresentar fraco a moderado".

Segundo os especialistas, que analisaram o período de 3 a 9 de fevereiro (segunda-feira a domingo), a semana vai iniciar com "alguns aguaceiros" mas não se espera precipitação a partir de terça-feira, 4 de fevereiro. Existe, no entanto, "uma probabilidade baixa de ocorrência de chuva fraca para o litoral Norte e Centro no final da semana".

Já quanto aos termómetros, estes vão 'bater' nos valores "típicos" deste período de inverno, "sem oscilações significativas ao longo da semana".

"Assim, a temperatura máxima deverá variar entre 8°C e 15°C nas regiões do interior Norte e Centro, na região sul variará entre 12°C e 18°C e nas zonas litorais teremos temperaturas máximas entre 14°C e 18°C. Quanto à temperatura mínima no território continental, esta deverá situar-se entre -2°C e 3°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 1°C e 5°C na região Sul, sendo que nas zonas litorais os valores deverão oscilar entre 4°C e 10°C", lê-se na nota.

O IPMA alerta ainda que devido às condições meteorológicas previstas para a próxima semana deverá ser sentido algum desconforto térmico, "em geral em período noturno, com os períodos diurnos a não apresentarem stress térmico."

Leia Também: Inundações, telhados a voar e quedas de árvores. O que estragou o 'Ivo'?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas