Santarém com medidas para responder ao aumento da procura pelo comboio

A Câmara de Santarém está a preparar medidas para responder ao aumento da procura pelo comboio no concelho e reforçar o estacionamento junto à estação ferroviária, como um serviço 'shuttle' gratuito, disse hoje à Lusa o presidente da autarquia.

Notícia

© Joao Nunes da Silva

Lusa
18/02/2025 18:24 ‧ há 3 dias por Lusa

País

Santarém

"Estivemos reunidos com a secretária de Estado da Mobilidade e o concelho de Santarém é o que está a utilizar mais o Passe Verde implementado pelo atual Governo. Isto causa algum constrangimento no que diz respeito ao estacionamento e, por isso, cabe à Câmara conseguir responder a esse aumento da procura de utilização do comboio", afirmou João Leite.

 

O Passe Ferroviário Verde, que entrou em vigor em 21 de outubro passado, tem o valor de 20 euros para 30 dias consecutivos de utilização. Pode também ser adquirido para 60 e 90 dias, por 40 e 60 euros, respetivamente, e é carregado no Cartão CP, o que tem um custo de seis euros (três euros para estudantes).

A primeira medida do município de Santarém é a criação de um 'shuttle' (serviço de transporte rodoviário) gratuito que ligará o Campo Emílio Infante da Câmara à estação ferroviária na Ribeira de Santarém, com o objetivo de desincentivar o uso de automóvel para aceder ao local.

O serviço, que entrará em funcionamento a partir do dia 10 de março, terá três horários de manhã e três horários de tarde, ainda em fase de definição.

A segunda medida é a construção de uma nova bolsa de estacionamento num terreno adjacente ao atual parque público, através de um contrato interadministrativo com a União de Freguesias da Cidade.

Segundo o autarca, esta nova bolsa criará 40 lugares adicionais, prevendo-se o arranque das obras no segundo trimestre de 2025.

Será também criado um novo parque de estacionamento junto ao Convento de Santa Clara, com capacidade para 198 lugares.

"É um projeto que está a ser elaborado pela Câmara Municipal e pretendemos que dê resposta não só ao aumento da procura da utilização do comboio, mas também que seja uma medida de apoio ao centro histórico. Estamos a falar de uma bolsa que está muito perto do centro histórico e vai implicar também a requalificação de todo aquele espaço junto ao Convento de Santa Clara, que é Monumento Nacional", explicou João Leite.

Além destas medidas, revelou, a Infraestruturas de Portugal (IP) irá construir uma passagem superior para melhorar a mobilidade no acesso ao estacionamento localizado junto à estação ferroviária.

A empresa pública irá adquirir os imóveis necessários para a execução do projeto.

Estas iniciativas integram o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Santarém, um documento estratégico que contempla várias medidas para melhorar a mobilidade na cidade.

O município apresentou na segunda-feira o plano à Secretaria de Estado da Mobilidade, tendo recebido um "'feedback' muito positivo".

"Somos dos poucos municípios do país com um plano de mobilidade. Estamos já a construir uma solução do ponto de vista do financiamento para um dos projetos mais ambiciosos do plano, que é a ligação do Planalto à estação ferroviária", adiantou João Leite.

Leia Também: Linha do Norte reabriu após atropelamento causado por um comboio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas