PSP recebe "denúncias de descargas poluentes" em ribeira em Guimarães

As autoridades afirmam que já "foram identificados focos de poluição nos coletores da rede de águas pluviais", explicando que "esses pontos terão origem nas obras de reconstrução de edifícios no centro da cidade".

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
21/02/2025 20:31 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

País

Guimarães

A Polícia de Segurança Pública (PSP) recebeu "múltiplas denúncias" a comunicar "sucessivas descargas de substâncias poluentes para a Ribeira de Couros", em Guimarães.

 

Num comunicado enviado às redações, a PSP dá conta de que, "nos últimos dias", surgiram "várias notícias através de chamadas telefónicas e nas redes sociais" sobre as descargas poluentes que originaram "águas com a coloração avermelhada e, posteriormente, com tonalidades escura". 

Após as denúncias, a Brigada de Proteção Ambiental (BRIPA) da PSP de Guimarães, juntamente com equipas de Guarda Rios de Guimarães, "encetou diligências", tendo como "objetivo identificar a origem e o autor (ou autores) do foco de poluição".

"Foram inspecionados alguns focos de poluição nos coletores da rede de águas pluviais foram inspecionadas diversas caixas da rede de saneamento e águas pluviais, dispostas ao longo do itinerário usado pelos vários recursos hídricos que cruzam a cidade, nomeadamente a Ribeira de Couros e Ribeira de Santa Luzia", lê-se.

As autoridades afirmam que já "foram identificados focos de poluição nos coletores da rede de águas pluviais" e explica que "esses pontos de poluição terão origem nas obras de reconstrução de edifícios no centro da cidade".

"Os seus trabalhadores despejam os resíduos líquidos de construção e demolição para as caixas/coletores da rede de águas pluviais, encaminhando-se de seguida para as referidas ribeiras", esclarece a PSP.

Tendo em conta as "fiscalizações" e "infrações detetadas", até ao momento, "vão ser levantados Autos de Notícia" e também vai ser "efetuada a devida comunicação às entidades competentes em matéria de instrução processual", continuando assim as "diligências para apuramento dos factos denunciados". 

Leia Também: PSP detém homem sobre o qual pendia mandato de detenção por furto em Faro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas