A chuva está de regresso a Portugal continental esta segunda-feira, esperando-se precipitação forte no Minho, onde há distritos sob aviso amarelo, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nas regiões Norte e Centro, espera-se "céu em geral muito nublado". Estão também previstos "períodos de chuva no litoral Norte a partir da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, sendo mais intensa no Minho a partir do meio da tarde e passando a regime de aguaceiros no Minho e Douro Litoral no fim do dia".
O vento soprará "fraco a moderado (até 30 km/h) de sul/sudoeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas e faixa costeira a norte do Cabo Mondego a partir da tarde, rodando para noroeste no Minho e Douro Litoral no fim do dia".
Há também a possibilidade de "formação de geada em alguns locais do interior".
Já na região Sul, o céu estará "em geral pouco nublado, tornando-se muito nublado a norte do Baixo Alentejo para o fim do dia". É esperado "vento fraco, tornando-se fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste a partir da tarde".
De realçar que o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo devido à chuva. Este aviso vai estar em vigor entre as 18h00 e as 21h00.
Quando a temperaturas, o IPMA aponta uma "pequena subida da temperatura mínima" no Norte e Centro. As máximas vão variar entre os 19 graus, em Faro e Castelo Branco, e os 12 graus, na Guarda e Viseu. Já as mínimas vão oscilar entre os 11 graus, no Porto, e os 3 graus, na Guarda e Bragança.
Note-se que é também esperada agitação marítima forte no dia de hoje.
Leia Também: Cuidado! Sete distritos a 'amarelo' por causa da agitação marítima