Dez pessoas, com idades entre os 26 e os 61 anos, foram detidos durante a operação 'Cocktail and Dreams', levada a cabo na quinta-feira pela Polícia de Segurança Pública (PSP), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a Autoridade Tributária (AT), e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em Lisboa.
Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP explicou que foi dado cumprimento a 14 mandados de busca domiciliária, oito mandados de busca não domiciliária e oito mandados de detenção.
"A investigação versava sobre a prática de crimes de lenocínio, associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal, tráfico de estupefaciente e posse de arma ilegal", indicou a autoridade.
Durante a operação, a autoridade apreendeu uma arma de fogo de 9 mm, nove munições de 9 mm e cinco munições de cal. 6.35.
Foram também apreendidas 4.956,45 doses individuais de cocaína; 231,16 doses individuais de haxixe; 0,56 gr de liamba; 677,7 doses individuais de ecstasy e 1128,3 doses individuais de produto suspeito de ser cocaína, além de sete balanças de precisão, dezenas de sacos herméticos de acondicionamento de estupefaciente e diversos artigos conexos à produção e distribuição de estupefaciente.
Em relação a diligências relacionadas com a criminalidade económica/financeira, a PSP procedeu à cativação de quatro contas bancárias num valor aproximado de 100.000 euros, apreendeu 11.625 euros em numerário, seis terminais de pagamento automático, um cartão bancário direcionado à movimentação de ativos bancários em massa entre países dentro e fora da União Europeia, diversos documentos de faturação e mais de 20 dispositivos móveis;
Foram apreendidos ainda várias dezenas de artigos ligados à prática do ilícito criminal de lenocínio.
Segundo a PSP, "no decorrer da operação foram tomadas declarações, presididas pelo Ministério Público, a 28 testemunhas relevantes para a investigação" e foram ainda sinalizadas duas menores à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens por habitarem "em estreito contacto com os crimes investigados".
Os detidos serão presentes a 1.º Interrogatório Judicial durante esta sexta-feira para aplicação de medidas de coação.
Leia Também: PSP deteve 1.281 pessoas e registou 15.781 queixas por violência doméstica