O mês já vai a meio e a previsão de que será 'abril, águas mil' vai-se concretizando um bocadinho todos os dias, com esta terça-feira a reservar períodos de aguaceiros um pouco por todo o país.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão de que os aguaceiros podem ser também sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada.
Para o Norte e Centro, espera-se mesmo a queda de neve nas terras altas, com este fenómeno a colocar cinco distritos sob aviso amarelo: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco.
Já o vento deverá ser "por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas", verificando-se também para esta terça-feira uma "pequena descida de temperatura."
E os termómetros?
Apesar dos avisos amarelos (que estão previstos vigorar até às 15 horas) poderem trazer neve, o termómetros não deverão chegar a temperaturas negativas. Segundo o IPMA, Guarda será o distrito onde vai fazer mais frio, com as temperaturas a variarem entre os 1ºC e os 7ºC.
Em Lisboa, haverá períodos de céu muito nublado e previsão de aguaceiros até ao final da tarde. Nesta região, pode ainda acontecer queda de granizo. As temperaturas no distrito de Lisboa devem variar ainda entre os 9ºC e os 15ºC.
Já no Norte, o céu estará semelhante - assim como as hipóteses de cair granizo o são. Quanto ás temperaturas, deverão variar entre os 8ºC e os 13ºC.
Quanto à região de Portugal continental onde vai fazer mais calor, o IPMA aponta que será no Algarve. A previsão dá conta de que em Faro os termómetros podem ir até aos 18ºC, com as mínimas a baterem nos 10ºC.
Nas ilhas, existe também previsão de chuva e céu parcialmente nublado. Em Santa Cruz das Flores, nos Açores, e no Funchal, Madeira, as temperaturas deverão, no entanto, chegar aos 20ºC.
Leia Também: Acessos à Torre na Serra da Estrela encerrados devido à queda de neve