Uma morte, um fogo, um encerramento e um ataque com cocktails molotov.
Uma sequência de 'casos' no 'Bar Académico' de Braga começou no sábado - quando Manuel Gonçalves, de 19 anos, morreu após ter sido esfaqueado junto ao estabelecimento. No dia seguinte, deflagou um incêndio no local - depois de ali ter sido derramado líquido inflamável.
O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso do homicídio e, na terça-feira, soube-se que o 'Bar Académico' estará fechado por tempo indeterminado. Já hoje, foi atacado com cocktails molotov.
O Notícias ao Minuto fez uma 'cronologia' do que se sabe sobre este caso.
Sábado
Na madrugada do passado sábado, Manuel Gonçalves, de 19 anos, morreu após ter sido esfaqueado junto ao 'Bar Académico' de Braga. O adolescente foi atacado por ter denunciado que um grupo estava a colocar droga nas bebidas de outras jovens, avançou o NOW.
Depois de alertar um segurança para a situação, o jovem foi agredido, tendo contactado a Polícia de Segurança Pública (PSP). Acabou, contudo, expulso do bar, assim como os amigos e um outro grupo.
Já no exterior, a vítima foi esfaqueada diversas vezes. O crime registou-se pelas 05h30, na sequência de uma rixa que, segundo fonte da PSP, envolveu cerca de 20 pessoas.
A vítima sofreu "uma agressão grave com uma arma branca", foi assistida no local pelo INEM e depois transportado para Hospital de Braga, onde acabou por morrer.
De acordo com a PSP, o agressor faz parte de um grupo de cinco suspeitos que fugiram do local e que estão a ser procurados pela polícia.
Domingo
Na tarde do dia seguinte, domingo, deflagrou um incêndio no 'Bar Académico' - que o consumiu parcialmente - depois de ali ter sido derramado líquido inflamável.
O alerta para o fogo no bar da Associação Académica da Universidade do Minho "foi dado pelas 18h30 e, passados 15 minutos, estava extinto", disse na altura o comandante dos Bombeiros Sapadores Nuno Osório, adiantando que "não há registo de feridos".
Segunda-feira
No dia seguinte, o Ministério Público revelou que instaurou um inquérito ao caso do homicídio de um jovem à porta de um bar em Braga, ocorrido na madrugada de sábado.
A Universidade do Minho (UMinho) afirmou, também na segunda-feira, que estava a trabalhar em "estreita colaboração" com a Associação Académica com vista à identificação de soluções que assegurem o restabelecimento de um ambiente mais seguro junto ao 'Bar Académico', em Braga.
Em comunicado emitido depois de um jovem ter sido assassinado nas traseiras daquele bar, a UMinho acrescentou que a segurança e o bem-estar da comunidade académica e da sociedade envolvente são "prioridades inegociáveis" para a universidade.
O Bar Académico é gerido pela Associação Académica da UMinho, ainda que funcionando em regime de concessão a uma entidade externa. "O reitor da UMinho está a acompanhar de perto toda a situação e avaliará, com a devida responsabilidade, as medidas necessárias a tomar", vincava o comunicado.
Terça-feira
Ontem, e após estes (trágicos) acontecimentos, a Universidade do Minho anunciou o encerramento do 'Bar Académico' de Braga - por tempo indeterminado.
Em comunicado, a UMinho acrescentou que o encerramento foi decidido, depois de uma reunião entre o reitor da universidade, o presidente da Associação Académica e a PSP e de uma visita ao local.
"O encerramento do Bar Académico não é definitivo, mas manter-se-á até que seja repensado um modelo de funcionamento que esteja alinhado com os princípios e valores da Associação Académica e da própria universidade", referia o comunicado.
Uma das condições para a eventual reabertura é que o acesso seja limitado a membros da comunidade académica, garantindo que os espaços da academia sejam frequentados por aqueles que dela fazem parte.
Sublinha-se também que o encerramento temporário visa garantir a segurança e o bem-estar de toda a comunidade académica, assim como da comunidade local.
"A Universidade do Minho apela à tranquilidade de todos e ao respeito pelas medidas agora implementadas", remata o comunicado.
Quarta-feira
Já na madrugada desta quarta-feira, o 'Bar Académico' foi atacado com cocktails molotov. A informação foi avançada pelo jornal O Minho.
Ao Notícias ao Minuto, os Bombeiros Sapadores de Braga confirmaram que saíram para a ocorrência pelas 00h22.
Leia Também: Após morte, UMinho anuncia encerramento do Bar Académico de Braga