O mau tempo que atingiu a Madeira na última madrugada levou ao registo de 850 relâmpagos no espaço de hora e meia, avançou o Diário de Notícias da Madeira e confirmou o Notícias ao Minuto, no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA já não permite consultar, em pormenor, os dados da madrugada – apenas os das últimas horas –, mas o DN da Madeira indica que os 850 relâmpagos foram registados entre as 6h00 e as 7h30 de sábado.
Entre a meia-noite e as 10h45 de sábado foram registadas, ao todo, 2.244 descargas elétricas atmosféricas. Entre essas descargas, 143 foram positivas, consideradas as mais perigosas.
© IPMA
No que toca a ocorrências, a Proteção Civil da Madeira registou 26 ocorrências durante a madrugada, devido ao mau tempo, que provocou inundações, derrocadas e levou ao encerramento de um troço da via expresso no concelho da Ribeira Brava.
A Ribeira Brava, onde a Via Expresso 4, no troço Serra de Água, está interdita devido à obstrução total da via, foi o concelho que registou mais ocorrências (13), seguindo-se Santa Cruz (cinco), Funchal (quatro), Câmara de Lobos (dois), Ponta do Sol (um) e Machico (um).
O arquipélago da Madeira já esteve sob aviso laranja devido à forte precipitação, encontrando-se agora sob aviso amarelo, até às 21h00, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Leia Também: Mau tempo na Madeira fez estragos (e fechou a via expresso)