O despiste ocorrido em Tavira que tirou a vida a quatro jovens, dos quais três são menores, está a ser investigado pelas autoridades. O acidente aconteceu no sábado, numa zona onde não haverá iluminação pública.
As primeiras informações, conhecidas já na tarde de domingo, davam conta de que o carro ficou parcialmente submerso e que quando as autoridades chegaram os ocupantes já se encontravam sem vida, no interior da viatura.
Segundo adianta o Jornal de Notícias (JN), o Tesla de matrícula alemã despistou-se na Estrada Nacional 397, à saída de uma curva estreita, no sentido de Tavira para o interior do concelho. O veículo terá embatido numa árvore e destruído os rails de segurança, e sem deixar marcas de travagem no asfalto, caiu ao Rio Séqua, de pouca profundidade.
Quem eram as vítimas?
Desde o início que se sabia que se tratava de jovens com duas nacionalidades, portuguesa e alemã. Posteriormente, o JN deu conta de mais alguns detalhes acerca das vítimas, duas das quais eram da mesma família.
Florian, de 18 anos, era o condutor do carro, que no seu interior levava o seu irmão, Marius, de 16 anos, e dois portugueses: Francisco, também com 16 anos, e Gabin, de 15.
Os jovens residiam no concelho de Tavira e, antes do acidente, tinham estado a assistir a uma prova de artes marciais.
O alerta e as reações
O alerta foi dado às 22h20 por um condutor que passou no local e se apercebeu da tragédia, e, mais tarde, quando chegaram as autoridades, o 'aparato' acordou quem vive próximo do local. Segundo contou um dos residentes ao JN, as operações que decorriam de madrugada, nomeadamente, a retirada do carro, acordaram-no.
"É uma estrada perigosa, sobretudo nesta zona e para quem não a conhece. A curva é apertada e não há iluminação pública. A berma junto ao rio é quase inexistente", detalhou Carlos Silva à publicação.
Os menores estudavam no Colégio Internacional de Santiago, em Tavira, e, face à situação, a instituição recorreu às redes sociais para lamentar o que aconteceu.
"Três destes jovens frequentavam o Colégio Santiago Internacional. A 4.ª vítima é o irmão mais velho de um dos alunos. Enquanto comunidade, na nossa escola e na cidade de Tavira, estamos absolutamente devastados pela trágica perda destas 4 vidas", lê-se numa publicação partilhada no Facebook.
"Os próximos dias e semanas vão ser de uma dificuldade imensa quer para as famílias dos jovens, como para amigos, professores, assistentes, como para toda a nossa comunidade escolar em geral", escrevem também.
Também o Clube de Basquetebol de Tavira, onde Gabin jogava, deixou uma mensagem de pesar nas redes sociais.
"O Clube de Basquetebol de Tavira apresenta as mais sinceras condolências à família e amigos do Gabin, lamentando profundamente esta perda. Ficará para sempre entre nós", lê-se.
O acidente está agora a ser investigado pelo Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR.
Leia Também: Colégio em Tavira onde estudavam 3 vítimas mortais devastado por acidente