Em dia de eleições legislativas antecipadas em Portugal, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está no Vaticano a assistir à missa inaugural do pontificado do papa Leão XIV.
Marcelo ficou sentado ao lado do presidente da Polónia, Andrzej Duda, e Delio Rossi, ex-futebolista e treinador italiano.
Recorde-se que o chefe de Estado votou antecipadamente em Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, na semana passada.
"Feitas as contas, e recebi há três dias o programa [da cerimónia], não dava para voltar a tempo de votar em Celorico de Basto. Em boa hora, vale a pena a pessoa guardar [o voto antecipado], já uma vez me foi útil, outras vezes não foi. Se a pessoa não precisa, vota no dia, se precisa, usa. E, portanto, aqui vim", referiu.
Marcelo Rebelo de Sousa já tinha estado no Vaticano para o funeral do Papa Francisco, no fim de abril, juntamente com o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.
Recorde-se que dezenas de milhares de pessoas juntaram-se, este domingo, para ver o novo Papa, naquela que é a sua primeira missa pública na Praça de São Pedro, em Roma.
Ao ser conduzido em direção à Praça de São Pedro, Leão XIV acenou à multidão a partir da parte de trás do seu papamóvel. Enquanto era aplaudido, viam-se bandeiras de todo o mundo.
A missa de hoje, note-se, é um momento tradicionalmente encarado pelo mundo católico como a apresentação das linhas mestras do seu pontificado.
Eleito Papa a 08 de maio, só hoje, 10 dias depois, é que o antigo Prefeito do Dicastério dos Bispos celebra a sua Missa Inaugural de pontificado.
Conhecido por ser um intelectual tímido, Leão XIV tem marcado a sua diferença em relação ao antecessor, Francisco, por ter todas as intervenções escritas previamente, evitando improvisos.
Leão XIV foi eleito como o 267.º Papa da História, sucedendo a Francisco (2013-2025), que morreu em abril.
Nascido Robert Francis Prevost, em Chicago, o novo pontífice, de 69 anos, também tem a cidadania peruana depois de ter vivido a maior parte da vida no país andino.
Leia Também: Papa foi recebido por multidão em missa inaugural. Veja as imagens