1,2 milhões de votos "desperdiçados"? "IL tem combatido essa injustiça"

O liberal Rui Rocha apontou que são os territórios do Interior que são "particularmente prejudicados" e que o partido tem tentado combater esta "injustiça" com a proposta de um círculo de compensação.

Notícia

© Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Notícias ao Minuto
19/04/2025 22:46 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Política

Iniciativa Liberal

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, recorreu, este sábado, às redes sociais para falar dos votos "desperdiçados" nas últimas Legislativas.

 

"Cerca de 1,2 milhões de votos, 20,4% do total, foram 'desperdiçados' nas últimas legislativas e não serviram para eleger nenhum deputado", começou por escrever na rede social X (antigo Twitter).

"Os territórios do interior são particularmente prejudicados e a IL tem combatido essa injustiça com a proposta de reforma eleitoral com introdução de círculo de compensação que tem esbarrado sempre na vontade de PSD e PS de manterem tudo na mesma", rematou.

Os debates televisivos entre os partidos já vão a meio e que a próxima vez que o líder da IL  vai ter um frente a frente será no dia 24, quinta-feira. Aquele que vai ser também o último debate televisivo será com a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua.

Note-se que foi este sábado conhecido um estudo que indica que cerca de 1,2 milhões de votos nas últimas eleições legislativas foram "desperdiçados" e não serviram para eleger nenhum deputado, correspondendo a 20,4% do total, com os territórios do interior a serem particularmente prejudicados.

O estudo foi elaborado pelo matemático Henrique Oliveira, do Instituto Superior Técnico, e trata-se de uma atualização de outro estudo que já tinha sido feito a propósito das eleições legislativas de 2024, mas que ainda não tinha contabilizado os votos dos círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa.

Leia Também: PS e Livre discutiram "voto útil"; Chega queria, mas IL "não viabiliza"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas