Apoio ao PSD? "Acho curioso que há sempre uma virgem ofendida"

Rui Moreira assegura que, em todos os atos eleitorais, há quem critique a sua postura. Anteriormente, o PSD acusou-o de apoiar António Costa, agora o PS acusa-o de apoiar os sociais-democratas.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
21/04/2025 08:52 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Política

Rui Moreira

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, afirmou, este domingo, na CNN Portugal, que sempre recebeu críticas – umas vezes do PSD, outras do PS – devido à forma como atuou nos momentos eleitorais, revelando que, neste momento, "as virgens ofendidas" são os socialistas.

 

Numa entrevista dada ao canal no âmbito do livro 'Ponto Final', lançado na semana passada, numa altura em que está de despedida do papel de autarca, Rui Moreira começou por reiterar que não pretende exercer mais cargos políticos.

"Foi uma coisa que já tinha decidido há algum tempo que, aliás, acabei por prolongar devido a vicissitudes várias. Só queria ter cumprido dois mandatos. Mas agora é mesmo um ponto final", disse, acrescentando que acha que não tem "condições para ser eleito Presidente da República, ainda que às vezes uma pessoa concorre para não ser eleito". "Mas não é uma coisa que me apaixone, que me interesse e que esteja na minha perspetiva", assegurou.

Questionado sobre o polémico Conselho de Ministros, que se realizou no Mercado do Bolhão, o autarca da Invicta garantiu que não se sentiu incomodado e que não entende as acusações de propaganda vindas, principalmente, do PS.

"A mim não me causou nenhum incómodo, como não me causou nenhum incómodo quando António Costa foi votar nas últimas eleições em que teve maioria absoluta, em que teve voto antecipado, fui ao Palácio de Cristal dar-lhe um abraço. E, nessa altura, o Partido Socialista não se queixou. O PSD disse que estava a fazer campanha por António Costa. Sou presidente da Câmara do Porto, acho que é assim que devo representar. Essas leituras deixo-as aos outros. Acho curioso que há sempre uma virgem ofendida que, por acaso, eu já vi, se calhar, a portar-se mal", atirou.

Pedro Duarte tem feito "os possíveis para aparecer"

Já sobre a candidatura de Pedro Duarte, do PSD, à Câmara do Porto, Rui Moreira contou que recebeu uma mensagem do ainda ministro dos Assuntos Parlamentares por WhatsApp, em plena madrugada, mesmo antes do controverso Conselho de Ministros no Bolhão, até lá, não sabia que isso ia acontecer, precisamente, naquele dia.

"Em rigor, o Pedro Duarte fez o favor, por volta das 4h00, 5h00, mandar-me um WhatsApp, que eu li quando acordei, a dizer que ia apresentar a candidatura através do JN. Ele diz que não foi combinado, que foi um mero acaso, mas não ia deixar de cumprimentar o Pedro Duarte por causa disso e enquanto amigo dele que sou", salientou.

Rui Moreira reconheceu ainda que Pedro Duarte tem feito "os possíveis para aparecer", inclusive no lançamento do seu livro, e "tal como Manuel Pizarro o faz e Filipe Araújo", mas que não vai declarar o seu apoio a ninguém.

Leia Também: Rui Moreira critica Diocese do Porto por "alienar património"

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas