IL acusa Montenegro de "afronta aos portugueses" por só revelar agora dados

O líder da IL acusou esta quarta-feira o primeiro-ministro, Luís Montenegro, de ter feito uma "afronta aos portugueses" ao só revelar agora informação sobre a Spinumviva que já tinha há semanas, perguntando-lhe se está "a brincar com o país".

Notícia

© Lusa

Lusa
30/04/2025 18:39 ‧ ontem por Lusa

Política

Eleições Legislativas

O jornal Expresso noticiou esta tarde que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, entregou, a poucas horas do frente-a-frente televisivo que o vai opor ao secretário-geral do PS, uma nova declaração de interesses à Entidade para a Transparência, na qual revela sete novo clientes da Spinumviva.

 

Em declarações aos jornalistas após uma reunião com o Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL), em Lisboa, Rui Rocha considerou que a gestão deste processo por Luís Montenegro "é uma afronta aos portugueses".

"Se os dados existem, porque é que nós vamos a eleições? Porque é que se traz o país para uma crise política não apresentando os dados no momento certo e agora, a 15 dias das eleições, se apresentam mais factos que, de certeza, já eram do conhecimento de Luís Montenegro, e se atrasam semanas, meses, a divulgação desses factos?", questionou.

Rui Rocha perguntou porque é Luís Montenegro, existindo esses dados, não os divulgou de imediato, "logo quando a questão surgiu".

"Porque é que esperou tanto tempo? Está a fazer uma gestão tática, em função do dia dos debates, desta matéria? Eu creio que isto é absolutamente inaceitável e significa não estar à altura das responsabilidades", acusou.

Além de Luís Montenegro, Rui Rocha deixou também críticas ao secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, considerando que tem manifestado "avanços e recuos sobre a necessidade ou não de uma comissão parlamentar de inquérito" à Spinumviva.

"Eu pergunto mesmo: estão Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos a brincar com o país? Estão a brincar com os portugueses?", disse, perguntando se os dois líderes "não consideram que há tantas coisas, tantos desafios, tantos problemas em Portugal, da saúde à habitação, da segurança ao crescimento económico, que justificavam que se comportassem como adultos nesta matéria".

"Eu creio que não o têm feito e merecem toda a condenação política por esta falta de sentido de Estado, por esta falta de respeito pelos portugueses", defendeu, questionando "o que é que esta gente está a fazer ao país".

Leia Também: Luís Montenegro entrega nova declaração de interesses

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas