O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, esta quarta-feira, que escolheu o multimilionário Jared Isaacman para liderar a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA).
O anúncio foi feito por Trump na sua rede social, a Truth Social, na qual descreve Isaacman como "um líder empresarial de sucesso, filantropo, piloto e astronauta".
"Jared conduzirá a missão de descoberta e inspiração da NASA, abrindo caminho para realizações inovadoras na ciência, tecnologia e exploração do Espaço. Nos últimos 25 anos, como fundador e diretor executivo da Shift4, Jared demonstrou uma liderança excecional, construindo uma empresa de tecnologia financeira global pioneira", escreveu.
"Também foi cofundador e diretor executivo da Draken International, uma empresa aeroespacial de defesa, durante mais de uma década, apoiando o Departamento de Defesa dos EUA e os nossos aliados. A paixão de Jared pelo Espaço, a sua experiência como astronauta e a sua dedicação para ultrapassar os limites da exploração, desvendar os mistérios do universo e fazer avançar a nova economia espacial, tornam-no ideal para liderar a NASA numa nova e arrojada Era", completou.
De realçar que o multimilionário é próximo de Elon Musk. Isaacman, de 41 anos, é fundador e CEO da empresa de processamento de pagamentos Shift4 Payments e estabeleceu uma parceria com Elon Musk e com a sua empresa SpaceX para testar os novos fatos espaciais da empresa.
O bilionário fez história em setembro passado ao completar a primeira caminhada espacial privada com a especialista Sarah Gillis na missão Polaris Dawn. A missão assinalou também o marco da ultrapassagem dos 1.400 quilómetros da Terra, a viagem tripulada mais distante desde as missões Apollo, há mais de 50 anos.
Com a nomeação de Isaacman - que terá de ser confirmada pelo Senado norte-americano - o presidente eleito coloca ao seu lado uma pasta próxima de Musk, que juntamente com o milionário Vivek Ramaswamy, será o responsável pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
A NASA tem um orçamento anual de 25 mil milhões de dólares (cerca de 22 mil milhões de euros) e estabeleceu o objetivo de regressar à lua no âmbito do seu programa Artemis, com o apoio da SpaceX.
Desde a sua eleição, Trump fez uma série de nomeações para a sua administração, rodeando-se de nomes fiéis, mas também controversos.
A nova administração de Trump toma posse em 20 de janeiro.
[Notícia atualizada às 18h27]
Leia Também: Ex-conselheiro de JD Vance escolhido por Trump para assumir Exército