Cientistas criaram memória RAM que é 10 mil vezes mais rápida

Apesar de promissora, a tecnologia ainda não tem uma avaliação de desempenho a longo-prazo ou de viabilidade de produção em massa.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
22/04/2025 15:18 ‧ há 2 dias por Miguel Patinha Dias

Tech

Inovação

Um grupo de investigadores da Universidade de Fudan em Xangai, na China, criou um dispositivo de memória RAM de nova geração capaz de realizar 25 mil milhões de operações por segundo.

 

Este dispositivo (ainda experimental) recebeu o nome de PoX e é 10 mil vezes mais rápido do que a memória que costuma ser encontrada na maioria dos computadores portáteis. Como conta o site BGR, o PoX recorre a grafeno ao invés do mais tradicional silício para se tornar mais indicado para as tarefas mais intensivas de aplicações de Inteligência Artificial (IA).

A equipa partilhou as suas descobertas num estudo publicado pela revista Nature mas, de momento, ainda não há detalhes a propósito do desempenho a longo-prazo ou da viabilidade de produção em massa.

Assim sendo, apesar de se tratar de uma tecnologia altamente promissora, teremos de esperar por mais detalhes a respeito da eventual chegada ao mercado.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas