Socket compra startup Coana para enfrentar ameaça à cibersegurança da IA

A tecnológica com sede em São Francisco Socket, que deteta vulnerabilidades de segurança em código aberto, anunciou hoje a compra da 'startup' dinamarquesa Coana para enfrentar ameaça à segurança cibernética de inteligência artificial (IA).

Notícia

© Shutterstock

Lusa
23/04/2025 14:55 ‧ ontem por Lusa

Tech

Cibersegurança

A Coana foi fundada por especialistas em análise estática da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

 

Liderada pelo professor Anders Møller, um pioneiro mundialmente renomado em análise JavaScript, Martin Torp, Benjamin Barslev e o presidente executivo (CEO) Anders Søndergaard, a equipa passou anos aprimorando o estado da arte em análise estática e de fluxo, refere a Socket, fundada por Feross Aboukhadijeh, empreendedor que esteve na edição de 2023 da Web Summit em Lisboa.

Esta aquisição, cujo valor não foi revelado, traz a "melhor análise" para as equipas de aplicações de segurança em todo o mundo, "consolidando a posição da Socket como líder em segurança da cadeia de fornecimento de 'software'".

Esta operação acontece numa altura em que a Socket "registou um crescimento de mais de 300% na receita anual no último ano, com clientes como a Anthropic, Figma, OpenAI e Vercel", aponta.

Segundo a Socket, "o revolucionário mecanismo de análise de acessibilidade da Coana" elimina "até 80% dos falsos positivos, permitindo que as equipas de AppSec (segurança de aplicações) eliminem o ruído e acelerem drasticamente o tempo de correção das vulnerabilidades mais críticas".

Para cada equipa "soterrada por milhares de alertas de vulnerabilidade, a análise de acessibilidade da Coana oferece o caminho melhor a seguir", afirma Feross Aboukhadijeh, CEO e fundador da Socket, citado em comunicado.

"Construíram o mecanismo de acessibilidade mais escalável e preciso que já vimos, e estamos entusiasmados em trazê-lo para a Socket para fornecer aos desenvolvedores 'insights' de vulnerabilidade precisos e acionáveis", remata o responsável.

A equipa líder mundial por trás da Coana junta-se agora à Socket.

"Juntarmo-nos à Socket significa que podemos escalar o nosso impacto imediatamente. Juntos, ajudaremos as organizações a reduzir drasticamente sua carga de gestão de vulnerabilidades", salienta o CEO da Coana, Anders Søndergaard, citado no documento.

Por sua vez, Martin Torp, CPO (responsável pelo produto) da Coana, afirma: "Fundámos a Coana para oferecer aos desenvolvedores uma ferramenta que encontra 100 problemas críticos, não 10.000 triviais. Unir-nos à Socket permite-nos levar essa visão para o próximo nível".

A Socket "liderou o avanço na segurança da cadeia (...) e agora, juntos, forneceremos análises de acessibilidade numa escala e impacto que só poderíamos sonhar como um produto independente", remata Martin Torp.

Com esta ferramenta, as equipas conseguem tempos de correção de vulnerabilidades críticas de segurança "até 10 vezes mais rápidos".

Atualmente, a Socket protege mais de 8.500 organizações. Detecta e bloqueia mais de 500 ataques à cadeia de fornecimento de 'software' por semana e identifica mais de 100.000 artefactos maliciosos em ecossistemas de código aberto, segundo a tecnológica.

O nome de Feross Aboukhadijeh saltou para a ribalta do mundo tecnológico quando, ainda estudante na faculdade, desenvolveu o Youtube Instant, como o próprio contou à Lusa numa entrevista em 2023.

Leia Também: Meo alia-se a Perplexity e dá acesso gratuito de IA a clientes por um ano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas