As descobertas da organização ocorrem aquando do lançamento da rede Pravda Austrália, que faz parte da rede de desinformação Pravda, constituída aproximadamente por 150 'sites' de notícias falsas baseadas na capital russa, Moscovo.
A auditoria da NewsGuard testou 10 narrativas falsas sobre as eleições na Austrália nos 10 principais 'chatbots' de IA (assistente virtual que usa inteligência artificial e programação para comunicar por texto com utilizadores), sendo que cada alegação falsa testada continha três estilos identificados pela organização como: "inocente", "líder" e "maligno".
Neste sentido, das 300 respostas geradas pelas ferramentas de IA, 16,6% das respostas repetiam falsidades, sendo que em 5,66% as ferramentas se recusaram a fornecer qualquer informação dizendo "não posso responder a esta pergunta".
De acordo com a organização, estas descobertas refletem os padrões que a NewsGuard observou nos Estados Unidos, onde os esforços russos para manipular os resultados da IA foram mais evidentes e ainda mais bem-sucedidos.
Em março deste ano, a NewsGuard já tinha descoberto que as principais 10 ferramentas de IA generativa apresentam alegações falsas espalhadas pela rede pró-kremlin Pravda 33% das vezes.
A NewsGuard é uma organização especializada na luta contra a desinformação que explora notícias e a forma como a desinformação se espalha 'online', com o objetivo de descobrir as forças que moldam as narrativas falsas disseminadas na internet.
Leia Também: Parlamento Europeu quer usar IA para combater crimes económicos