Já são conhecidos os primeiros seis finalistas do 59.º Festival da Canção, que arrancou este sábado, 22 de fevereiro. Esta foi a primeira de duas semifinais e competiram dez dos 20 compositores a concurso este ano.
Das seis canções escolhidas, cinco foram através do sistema de votação habitual (metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto do público) e uma apenas pela votação do público.
Os primeiros cinco finalistas são, sem qualquer ordem de votação, 'Calafrio' de Jéssica Pina, 'Tristeza' de JOSH, 'A Minha Casa' de Marco Rodrigues, 'Ninguém' de Bluey e 'Eu Sei Que o Amor' de Margarida Campelo. O sexto finalista, escolhido pelo público, foi 'Adamastor' de Peculiar.
De fora ficaram: 'Ai Senhor!' de Xico Gaiato, 'Voltas' de Rita Sampaio, 'Sobre Nós' de Du Nothin e 'Lisboa' de Capital da Bulgária.
Veja ou (reveja) as atuações deste sábado:
'Calafrio' de Jéssica Pina
'Tristeza' de JOSH
'A Minha Casa' de Marco Rodrigues
'Ninguém' de Bluey
'Eu Sei Que o Amor' de Margarida Campelo
'Adamastor' de Peculiar
Na segunda semifinal, a 1 de março, competem 'Responso à mulher' de A Cantadeira, 'Apago tudo' de bombazine, 'Cotovia' de Diana Vilarinho, 'Rapsódia da Paz' de emmy Curl, 'á-tê-xis' de TOTA; 'Medo' de Fernando Daniel, 'I wanna destroy you' de Henka, 'Quantos queres' de Inês Marques Lucas, 'Quem foi' de Luca Argel com Pri Azevedo e 'Deslocado' de NAPA.
O tema vencedor irá representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, que este ano acontece em Basileia, na Suíça, país que venceu o concurso no ano passado. As semifinais vão acontecer nos dias 13 e 15 de maio de 2025, enquanto a final decorre no dia 17 de maio.
A Suíça venceu o 68.º Festival Eurovisão da Canção, em Malmö, na Suécia, com o tema 'The Code', interpretado por Nemo.
Leia Também: Vencedor do Festival de Sanremo não vai representar Itália na Eurovisão